Rádio Yandê prepara uma NativeFlix para 2017

Em abril serão feitos os primeiros testes de transmissão televisiva, conta um dos coordenadores do projeto, Anápuáka Tupinambá Hã-hã-hãe

A primeira Rádio Web indígena do país acerta detalhes para a criação de uma NativeFlix no Brasil, a exemplo do que já existe no Canadá. O primeiro teste será feito em abril, com a transmissão de um show indígena que será realizado em Brasília. A plataforma deve ser inaugurada no fim do ano.

Outra novidade em 2017 será a abertura de conteúdos para download, conta um dos coordenadores do projeto, Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe. Em entrevista ao De Olho nos Ruralistas, ele conta a história da Yandê (em tupi, “nós”), definida como a rádio de todos os indígenas.

Um dos criadores da rádio, ele faz questão de afirmar a ênfase do projeto em aspectos positivos dos povos indígenas. Os conflitos também estão presentes, desde que relatados por integrantes das próprias etnias. Mas não são o foco.

Com sede no Rio de Janeiro, a rádio oferece um panorama da cultura indígena – em particular, da música – ao longo do território brasileiro. Ou mesmo de etnias de outros países, por meio de parcerias com veículos internacionais, como no Chile (povo Mapuche), no Canadá e nos Estados Unidos.

Entre as 305 etnias do Brasil, algumas dezenas já foram retratadas ao longo dos três anos de existência da rádio, que foi ao ar em novembro de 2013. Há colaboradores em todas as Unidades da Federação. Eles têm grupos de Whatsapp por etnia e por região, e enviam para a Yandê as sugestões e textos, que têm alterações muito pontuais, como correções ortográficas e contextualização de termos regionais.

A Rádio Yandê pode ser ouvida neste endereço: radioyande.com.

Compartilhe:

Sair da versão mobile