Evento em Florianópolis reúne pesquisadores, indígenas, quilombolas e juristas para discutir direitos territoriais das comunidades tradicionais
O programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quarta-feira (27/09) a segunda edição do seminário “Ética, Ciência e Direitos”, na reitoria do campus Trindade, em Florianópolis. O De Olho nos Ruralistas, por meio de seu coordenador, Alceu Luís Castilho, é um dos convidados para o debate que se inicia às 18h30, sobre direitos constitucionais e ética.
Os demais participantes dessa mesa são Carlos Marés, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Paulo Leivas, procurador do Ministério Público Federal (MPF). A coordenação será do professor Ricardo Cid Fernandes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A roda de conversa das 14h30 discutirá autonomia científica e direitos territoriais. A coordenadora do Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Raquel Mombelli, conversará com indígenas, quilombolas, representantes do Ministério Público Federal, da Câmara, de universidades e organizações não governamentais.
O seminário começou no dia 20, também com a presença de lideranças indígenas e quilombolas.