De Olho nos Ruralistas sorteará livros todos os meses para os assinantes

In De Olho na Imprensa, De Olho nos Conflitos, Em destaque, Povos Indígenas, Principal, Últimas

Durante o reinício da campanha De Olho nos Mil Parceiros os sorteios serão semanais; primeiro livro da promoção é “Marx Selvagem”, de Jean Tible, professor de Ciência Política da USP

De Olho Nos Ruralistas chega à segunda etapa de sua campanha de assinaturas – a primeira começou em março de 2017 – com o objetivo de atingir a meta de mil parceiros e, entre outras atividades, fazer uma cobertura mais ampla das eleições 2018. Para inaugurar esta nova etapa da campanha De Olho nos Mil Parceiros 2018/19, o observatório inicia uma série de sorteios de livros publicados por editoras independentes.

O primeiro livro a ser sorteado é “Marx Selvagem”, de Jean Tible, professor do Departamento de Ciência Polícia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São Paulo. O livro foi escolhido para inaugurar a nova fase da campanha por causa das comemorações dos 200 anos de nascimento do filósofo alemão.

A obra, editada pela Autonomia Literária, traça uma ponte entre a sociedade sem Estado, vislumbrada por Marx, e a sociedade contra o Estado, do antropólogo Pierre Clastres. O livro reflete o contexto em que etnias indígenas da América Latina assumem um protagonismo geopolítico, obrigando a esquerda tradicional do continente a rever seus dogmas sobre a produção, o desenvolvimento e o próprio Estado.

O segundo livro a ser sorteado,”Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade kaiowá e guarani nas adjacências da morte”, foi escrito pelo antropólogo Bruno Martins Morais. O trabalho publicado pela Editora Elefante venceu o prêmio Anpocs (da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) de melhor dissertação em Ciências Sociais.

O livro narra de modo poético a trágica situação de violência e abandono em que as comunidades Guarani Kaiowá se encontram. Advogado atuante na defesa dos Guarani, Morais explica como os Kaiowá dão sentido à sua cosmologia em um cenário intenso; e como eles lutam para assegurar direitos fundamentais negados pelo Estado brasileiro, em especial o acesso à própria terra.

O terceiro livro a ser sorteado para os assinantes foi escrito pelo frade dominicano Henri Burin des Roziers.  Sacerdote e advogado aliado dos sem-terra nas margens da floresta amazônica, ele morreu no ano passado.  “Apaixonado por justiça: conversas com Sabine Rousseau e outros escritos” conta sua trajetória de luta junto à Comissão Pastoral da Terra e aos camponeses, contra os grandes latifundiários. O livro foi publicado inicialmente na França com o nome “Comme une rage de justice”. Foi traduzido e adaptado no Brasil  neste ano pela Editora Elefante.

O quarto e último livro dessa primeira leva de sorteios também foi publicado pela Editora Elefante: “O perecível e o imperecível: reflexões guarani mbya sobre a existência”, do antropólogo Daniel Calazans Pierri.

A obra é composta por um estudo refinado sobre a cosmologia dos Guarani Mbya em aldeias espalhadas nas regiões Sul e Sudeste do país. Pierri escutou as reflexões de jovens e caciques sobre como eles irão sobreviver no século 21. Com as aldeias cercadas pelas cidades, os indígenas elaboram uma crítica profunda sobre a sociedade do consumo. Para eles, as mercadorias foram feitas para enganar os brancos.

OBSERVATÓRIO É MANTIDO PELOS LEITORES

De Olho nos Ruralistas considera o financiamento pelos leitores um fator crucial para manter a independência política do projeto. Outros projetos, como o De Olho no Paraguai, ganharam financiamentos específicos (no caso, da Fundação Rosa Luxemburgo), mas o cotidiano do site é mantido pelos assinantes.

Quem ainda não é parceiro do observatório e quer concorrer a esses sorteios ainda pode se cadastrar. As contribuições partem de R$ 12 mensais. Basta acessar a página da campanha De Olho nos Mil Parceiros.

Para se inscrever no sorteio – restrito aos assinantes – clique aqui.

You may also read!

Estudo identifica pelo menos três mortes ao ano provocadas por agrotóxicos em Goiás

Pesquisadores da Universidade de Rio Verde identificaram 2.938 casos de intoxicação entre 2012 e 2022, que causaram câncer e

Read More...

Quem é César Lira, o primo de Arthur demitido do Incra

Exonerado da superintendência do Incra em Alagoas, primo do presidente da Câmara privilegiou ações em Maragogi, onde planeja disputar

Read More...

Reportagem sobre Arthur Lira ganha Prêmio Megafone de Ativismo

Vencedor da categoria Mídia Independente, dossiê do De Olho nos Ruralistas detalha face agrária e conflitos de interesse da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu