Mato Grosso do Sul é estado com mais conflitos envolvendo povos indígenas no país, por causa do confinamento das etnias; militar substituirá Evair Borges, um Terena
A Fundação Nacional do Índio (Funai) nomeou o coronel da reserva Renato Vidal Sant’Anna, do Exército, para a coordenação regional em Campo Grande. Em substituição a Evair Borges, da etnia Terena. A medida foi publicada nesta quinta-feira (10/11) no Diário Oficial da União. Confira aqui a notícia publicada pelo MídiaMax: “Coordenador da Funai em MS é substituído por coronel do Exército“.
Em 2004, Sant’Anna possuía – conforme notícia da Agência Estado – uma fazenda de 3,6 mil hectares na região de Marabá, no Pará, onde comandava um batalhão de selva. O imóvel foi ocupado naquele ano por 85 famílias ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri).
O Mato Grosso do Sul é o estado com mais conflitos envolvendo terras indígenas no Brasil. Com dezenas de assassinatos em regiões de conflito registrados nos últimos anos, principalmente entre os Guarani Kaiowá e Terena. As etnias reivindicam terras tradicionais ocupadas por fazendeiros. Os ataques aos Guarani Kaiowá já foram denunciados pela ONU.
No fim de 2013, os fazendeiros organizaram em Campo Grande – com a participação de ruralistas de peso no Congresso – o Leilão da Resistência, destinado a angariar recursos para o combate à ocupação de fazendas pelos povos indígenas.