De Olho nos Ruralistas reúne informações e imagens sobre a ascensão do político patrocinada por empresários e jornalistas; omissão do Ministério Público e a ausência de memória sobre o golpe de 1964 estão entre os fatores para a normalização de uma trajetória golpista
Por Alceu Luís Castilho
Um golpista é um golpista e seus financiadores. Assim começa o novo vídeo do De Olho nos Ruralistas, em seu canal no YouTube: “Como o sistema político, o mercado e a imprensa naturalizaram Bolsonaro“. Ele está dividido em quatro partes: 1) Jair Bolsonaro; 2) O Mercado; 3) O Poder; 4) O Quarto Poder.
Da primeira parte, sobre o golpismo e história sistematicamente ligada ao terror, à última parte, sobre o papel da imprensa comercial na ascensão do político à Presidência da República, o observatório oferece uma visão sistêmica sobre o fenômeno que desembocou em um golpe anunciado, com Bolsonaro e diversos militares indiciados pela Polícia Federal por por golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Um dos destaques é a coleção de apoios empresariais ao político do PL e sua gestão destruidora:
A nova configuração das redes sociais levou este observatório a valorizar ainda mais seu canal no YouTube, agora com mais de 50 mil inscritos. Você pode se inscrever e acompanhar nossas playlists aqui.
Uma delas, intitulada De Olho no Genocídio, foi feita em 2021, quando o Brasil tinha milhares de mortes diárias por Covid-19, potencializadas pelo governo Bolsonaro. A conexão do deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ) com o golpismo e sua gestão à frente do Ministério da Saúde motivaram dois vídeos; um deles, em novembro.
O De Olho tem quatro editorias tradicionais, que dão nome aos boletins enviados diretamente a seus apoiadores: De Olho no Ambiente, De Olho no Agronegócio, De Olho na Comida e De Olho nos Conflitos. A movimentação do poder, na editoria De Olho na Política, está incluída, no caso da newsletter, em De Olho no Agronegócio.
Mas desde 2016, ano da fundação de nosso site, temos editorias complementares, temporárias ou não. O formato de playlists no YouTube permite a multiplicação dessas editorias, como De Olho no Congresso, uma das que costumam ter mais visibilidade, e uma das mais recentes, De Olho no Litoral.
| Alceu Luís Castilho é diretor de redação do De Olho nos Ruralistas. |