PMDB é o partido que tem mais parlamentares nos municípios, mas no caso dos indígenas fica atrás de petistas e tucanos; em 2012 eram 89 vereadores, agora serão 117
Entre 117 parlamentares indígenas eleitos no domingo, metade pertence a seis partidos: PT, PSDB, PMDB, PV, PSL e PRB. O levantamento inicial foi feito pelo De Olho nos Ruralistas a partir de uma lista de candidatos indígenas feita pela Rádio Yandê, completada pelo próprio observatório e pela colaboração de mais de 15 leitores, após a divulgação dos dados, na segunda-feira: “Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste elegem candidatos indígenas“.
A atualização feita no dia 09 de outubro, conforme lista divulgada pela Rádio Yandê, mostra que foram eleitos pelo menos 117 candidatos indígenas. Com ampla pulverização partidária: nada menos que 24 siglas foram escolhidas pelos indígenas eleitos.
Em 2012, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), foram eleitos 89 vereadores indígenas. Houve, portanto, um aumento de cerca de 30%.
Vejamos a lista, atualizada no dia 9 de outubro:
O PMDB do presidente Michel Temer é o partido que mais elege vereadores no país. Mas, no caso dos indígenas, ficou atrás de petistas e tucanos (que governaram o país entre 1994 e 2016). Em quarto lugar aparece o PV. O nanico PSL chegou ao quinto lugar ajudado pelos dois eleitos para a Câmara de São Gabriel da Cachoeira (AM) e dos dois eleitos em Marcação (PB).
O PT elegeu ainda os prefeitos indígenas de São João das Missões (MG) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Em Marechal Thaumaturgo (AC), o prefeito será do PMDB. (Alceu Luís Castilho)
LEIA MAIS:
Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste elegem candidatos indígenas