Número de vereadores indígenas aumenta 30%; PT e PSDB elegem mais

In De Olho na Política, Povos Indígenas, Últimas
Weibe Tapeba, eleito vereador em Caucaia, no Ceará (Foto: AL/CE)

PMDB é o partido que tem mais parlamentares nos municípios, mas no caso dos indígenas fica atrás de petistas e tucanos; em 2012 eram 89 vereadores, agora serão 117

Entre 117 parlamentares indígenas eleitos no domingo, metade pertence a seis partidos: PT, PSDB, PMDB, PV, PSL e PRB. O levantamento inicial foi feito pelo De Olho nos Ruralistas a partir de uma lista de candidatos indígenas feita pela Rádio Yandê, completada pelo próprio observatório e pela colaboração de mais de 15 leitores, após a divulgação dos dados, na segunda-feira: “Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste elegem candidatos indígenas“.

A atualização feita no dia 09 de outubro, conforme lista divulgada pela Rádio Yandê, mostra que foram eleitos pelo menos 117 candidatos indígenas. Com ampla pulverização partidária: nada menos que 24 siglas foram escolhidas pelos indígenas eleitos.

Em 2012, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), foram eleitos 89 vereadores indígenas. Houve, portanto, um aumento de cerca de 30%.

Vejamos a lista, atualizada no dia 9 de outubro:

vereadoresindigenas6-2016

O PMDB do presidente Michel Temer é o partido que mais elege vereadores no país. Mas, no caso dos indígenas, ficou atrás de petistas e tucanos (que governaram o país entre 1994 e 2016). Em quarto lugar aparece o PV. O nanico PSL chegou ao quinto lugar ajudado pelos dois eleitos para a Câmara de São Gabriel da Cachoeira (AM) e dos dois eleitos em Marcação (PB).

O PT elegeu ainda os prefeitos indígenas de São João das Missões (MG) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Em Marechal Thaumaturgo (AC), o prefeito será do PMDB. (Alceu Luís Castilho)

LEIA MAIS:
Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste elegem candidatos indígenas

You may also read!

Apenas 1/3 da cúpula ruralista votou pela prisão de Chiquinho Brazão

Entre 48 deputados que integram cargos de comando na Frente Parlamentar da Agropecuária, 20 votaram contra a detenção do

Read More...

Gigantes da moda usam algodão “sujo” do Cerrado em suas roupas

Pesquisa da ONG Earthsight identificou que as marcas Zara e H&M, líderes mundiais no setor, usam matéria-prima oriunda dos

Read More...

Dossiê “Arthur, o Fazendeiro” é finalista do prêmio Megafone

Pesquisa sobre a face agrária do presidente da Câmara analisou o domínio territorial e político dos clãs Pereira e

Read More...

3 commentsOn Número de vereadores indígenas aumenta 30%; PT e PSDB elegem mais

  • Engraçado, no texto é dito que são 75 os parlamentares indígenas eleitos, mas se efetuamos a soma dos números na lista chegamos a 54. Qual é o número correto, o que está no texto ou o da lista?

    PS: Caiu a ficha: nas últimas três linhas deve-se multiplicar o número de siglas pelo número de vereadores eleitos. Exemplo: na última linha foram eleitos 03 candidatos que se identificaram como “indígenas”, 01 por cada uma das siglas. Assim procedendo, chega-se aos 75.

  • Esses dados foram retirados do banco do TSE? Fiz o download e nos meus dados foram eleitos 120 vereadores indígenas, mas o PSDB colocou 8. Do PMDB foram 14 e do PT, 13. Gostaria de saber como vocês fizeram esse levantamento, se foi pelo banco de candidatos do TSE e qual a data do download. Obrigada!

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu