Número de vereadores indígenas aumenta 30%; PT e PSDB elegem mais

In De Olho na Política, Povos Indígenas, Últimas
Weibe Tapeba, eleito vereador em Caucaia, no Ceará (Foto: AL/CE)

PMDB é o partido que tem mais parlamentares nos municípios, mas no caso dos indígenas fica atrás de petistas e tucanos; em 2012 eram 89 vereadores, agora serão 117

Entre 117 parlamentares indígenas eleitos no domingo, metade pertence a seis partidos: PT, PSDB, PMDB, PV, PSL e PRB. O levantamento inicial foi feito pelo De Olho nos Ruralistas a partir de uma lista de candidatos indígenas feita pela Rádio Yandê, completada pelo próprio observatório e pela colaboração de mais de 15 leitores, após a divulgação dos dados, na segunda-feira: “Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste elegem candidatos indígenas“.

A atualização feita no dia 09 de outubro, conforme lista divulgada pela Rádio Yandê, mostra que foram eleitos pelo menos 117 candidatos indígenas. Com ampla pulverização partidária: nada menos que 24 siglas foram escolhidas pelos indígenas eleitos.

Em 2012, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), foram eleitos 89 vereadores indígenas. Houve, portanto, um aumento de cerca de 30%.

Vejamos a lista, atualizada no dia 9 de outubro:

vereadoresindigenas6-2016

O PMDB do presidente Michel Temer é o partido que mais elege vereadores no país. Mas, no caso dos indígenas, ficou atrás de petistas e tucanos (que governaram o país entre 1994 e 2016). Em quarto lugar aparece o PV. O nanico PSL chegou ao quinto lugar ajudado pelos dois eleitos para a Câmara de São Gabriel da Cachoeira (AM) e dos dois eleitos em Marcação (PB).

O PT elegeu ainda os prefeitos indígenas de São João das Missões (MG) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Em Marechal Thaumaturgo (AC), o prefeito será do PMDB. (Alceu Luís Castilho)

LEIA MAIS:
Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste elegem candidatos indígenas

You may also read!

Imobiliária de Ricardo Nunes mostra conexão empresarial com parceiros da zona sul

Dono da Topsul Empreendimentos, prefeito e amigos maçons montaram empresa em nome de parentes; todos tinham conexão com Associação

Read More...

Green Village: o condomínio em Interlagos onde Ricardo Nunes e amigos fazem seu “banco imobiliário”

Maçons e empresários do ramo de imóveis, grupo do prefeito tem apartamentos no local e tentáculos na prefeitura, em

Read More...

Abraji define nota da prefeitura de São Paulo como “intimidação” ao De Olho nos Ruralistas

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo manifestou apoio ao observatório após Ricardo Nunes associar cobertura a crime de "perseguição"; reportagem

Read More...

3 commentsOn Número de vereadores indígenas aumenta 30%; PT e PSDB elegem mais

  • Engraçado, no texto é dito que são 75 os parlamentares indígenas eleitos, mas se efetuamos a soma dos números na lista chegamos a 54. Qual é o número correto, o que está no texto ou o da lista?

    PS: Caiu a ficha: nas últimas três linhas deve-se multiplicar o número de siglas pelo número de vereadores eleitos. Exemplo: na última linha foram eleitos 03 candidatos que se identificaram como “indígenas”, 01 por cada uma das siglas. Assim procedendo, chega-se aos 75.

  • Esses dados foram retirados do banco do TSE? Fiz o download e nos meus dados foram eleitos 120 vereadores indígenas, mas o PSDB colocou 8. Do PMDB foram 14 e do PT, 13. Gostaria de saber como vocês fizeram esse levantamento, se foi pelo banco de candidatos do TSE e qual a data do download. Obrigada!

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu