Expediente

Alceu Luís Castilho

Diretor e editor-chefe

Autor do livro “Partido da Terra: como os políticos conquistam o território brasileiro” (Contexto, 2012), que deu origem ao observatório. Formado em Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em veículos como O Estado de S. Paulo e Agência Reuters. Nos últimos anos, como diretor do observatório, publicou artigos em El País Brasil e no espanhol La Vanguardia. Vencedor de prêmios especializados em jornalismo econômico, educação e direitos humanos, foi bolsista do Pulitzer Center durante as eleições de 2020.

Bruno Bassi

Coordenador de projetos e pesquisador

Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural na Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Relações Internacionais, tendo participado de delegações no Fórum Público da Organização Mundial do Comércio e da Cúpula Jovem do G20. Responsável pela coordenação do núcleo de pesquisa do De Olho nos Ruralistas.

Felipe Fogaça

Designer gráfico

Formado em Design Gráfico e Comunicação Visual na Universidade Paulista de Sorocaba/SP. Idealizador do projeto Rubrica, que movimenta o cenário gráfico, oficinas e podcast da região do interior de São Paulo. Militante em movimentos veganos e ecossocialistas locais. Apaixonado por cartazes e arte subversiva

Laura Faerman

Editora audiovisual

Documentarista formada pela Universidade de São Paulo. Acompanhou e registrou a Comissão Nacional da Verdade Indígena, que investigou as violações de direitos cometidos pelo Estado brasileiro contra essas populações durante a ditadura militar de 1964. Co-diretora da série audiovisual “Memória Perigosa” e do documentário “Vento na Fronteira”, que trata do conflito entre proprietários rurais e os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.

Leonardo Fuhrmann

Repórter

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e dramaturgo. Acumula mais de 20 anos de experiência em diversos veículos de comunicação impressos e digitais, entre os quais Brasil Econômico, Revista Fórum, Diário Popular/Diário de S. Paulo, Folha Online, Jornal da Tarde e Jornal do Commercio. Colabora com The Intercept Brasil e O Joio e o Trigo.

Luma Ribeiro Prado

Roteirista e apresentadora

Mestra em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também se formou bacharela e licenciada em História. Co-criadora da História Indígena Hoje, plataforma intercultural de debate e difusão de questões indígenas e socioambientais. Vencedora do Prêmio História Social (2020) e autora do livro “Cativos Litigantes: demandas indígenas por liberdade na Amazônia portuguesa, 1706-1759”. Apresenta o programa semanal De Olho na Resistência e roteiriza o De Olho na História.

Luís Indriunas

Editor-assistente, repórter e roteirista

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi correspondente da Folha de S.Paulo em Belém (PA), colaborador para Agência Estado, repórter de negócios do AESetorial, editor-executivo do jornal paraense O Liberal e editor de política e cotidiano do UOL. É autor do livro paradidático “Migração – Gente em Movimento” (Ed. Salesiana) e um dos dramaturgos da coleção Palavras para Teatro, da editora Patuá.

Mariana Franco Ramos

Repórter em Brasília

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduanda em Direitos Humanos e Cidadania Global pela PUC-RS. Passagens por Rede ANDI Brasil, Folha de S.Paulo, Folha de Londrina e Portal Terra, com contribuições para a Deutsche Welle. Responsável pela cobertura de política em Brasília.

Natalie Hornos

Produtora e coordenadora de campanhas

Mestranda em Estudos Latinoamericanos pela Universidad Andina Símon Bolívar, no Equador. Mestra em Antropologia Cultural pela Universidade Complutense de Madrid e bacharel em comunicação social. Integra o coletivo audiovisual Nós, Madalenas, onde atuou como co-produtora e co-roteirista em documentários sobre emprego doméstico, regularização fundiária e mulheres indígenas do Mato Grosso do Sul. No De Olho, é coordenadora das campanhas institucionais, produtora do núcleo audiovisual e atua na elaboração e no desenvolvimento de projetos.

Renata Boulos

Captação de recursos

Mestra em relações internacionais na Universidade de Essex, Inglaterra. Possui ampla experiência na elaboração, coordenação e avaliação de projetos sociais nas áreas de relações internacionais, direitos humanos, direito à cidade e meio ambiente. Trabalhou como diretora e secretária de relações internacionais em diversos municípios, onde conduziu estudos sobre desenvolvimento e inclusão social na América Latina. Entre 2019 e 2020, foi integrante do comitê de coordenação do encontro Alternativas Sistêmicas e atuou como secretária executiva do Fórum Alternativo Mundial da Água, em 2018.

Mobile Sliding Menu