De Olho nos Ruralistas é um observatório do agronegócio no Brasil. De seus impactos sociais e ambientais. Do desmatamento à expulsão de camponeses, da comida com agrotóxicos à violação de direitos dos povos indígenas.
Fundado em 2016, enquanto site, e formalizado como associação em 2017, o observatório é coordenado pelo jornalista Alceu Luis Castilho, autor de “O Protegido – Por que o país ignora as terras de FHC” (Autonomia Literária, 2019) e “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro?” (Contexto, 2012).
O projeto parte da convicção de que o jornalismo crítico é vital para a construção de um novo país, com um tratamento mais humano às pessoas e ao meio ambiente.
Nossas atividades incluem:
– Checagem, produção e veiculação de notícias diárias no portal De Olho nos Ruralistas
– Investigações e denúncias jornalísticas exclusivas: séries De Olho nos Desmatadores, De Olho no Mato Grosso do Sul, De Olho no Paraguai
– Produção audiovisual e cartográfica: Mapa de Terras de Parlamentares, De Olho na Fronteira
– Serviço de coleta, qualificação e consolidação de dados para relatórios e projetos institucionais: informes Rapid Response/Chain Reaction Research, relatórios Complicity in Destruction I, II e III (em produção)
– Produção editorial: livro “O Protegido – Por que o país ignora as terras de FHC” (Autonomia Literária, 2019), artigos no Atlas do Agronegócio e Dossiê Flexibilização da Legislação Socioambiental Brasileira
– Parcerias internacionais de republicação com a plataforma Factiva Dow Jones e Wire International
– Clippings temáticos diários e semanais com os fatos mais importantes veiculados em outras mídias
INFORMAÇÕES PARA CONTATO
Razão social: Associação Terra e Liberdade
CNPJ: 27.251.338/0001-72
End. legal: Rua Araújo, 124 – 3º Andar – República – CEP 01220-020 – São Paulo/SP
Tel. para contato: 55 11 97024-2614 (Bruno)
Email: [email protected]