De Olho nos Ruralistas é um observatório do agronegócio no Brasil. De seus impactos sociais e ambientais. Do desmatamento à expulsão de camponeses, da comida com agrotóxicos à violação de direitos dos povos indígenas.

Fundado em 2016, enquanto site, e formalizado como associação em 2017, o observatório é coordenado pelo jornalista Alceu Luis Castilho, autor de “O Protegido – Por que o país ignora as terras de FHC” (Autonomia Literária, 2019) e “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro?” (Contexto, 2012).

O projeto parte da convicção de que o jornalismo crítico é vital para a construção de um novo país, com um tratamento mais humano às pessoas e ao meio ambiente.

Nossas atividades incluem:

– Checagem, produção e veiculação de notícias diárias no portal De Olho nos Ruralistas

– Investigações e denúncias jornalísticas exclusivas: séries De Olho nos Desmatadores, De Olho no Mato Grosso do Sul, De Olho no Paraguai

– Produção audiovisual e cartográfica: Mapa de Terras de Parlamentares, De Olho na Fronteira

– Serviço de coleta, qualificação e consolidação de dados para relatórios e projetos institucionais: informes Rapid Response/Chain Reaction Research, relatórios Complicity in Destruction I, II e III (em produção)

– Produção editorial: livro “O Protegido – Por que o país ignora as terras de FHC” (Autonomia Literária, 2019), artigos no Atlas do Agronegócio e Dossiê Flexibilização da Legislação Socioambiental Brasileira

– Clippings temáticos diários e semanais com os fatos mais importantes veiculados em outras mídias.

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Razão social: Associação Terra e Liberdade
CNPJ: 27.251.338/0001-72
End. legal: Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista – CEP 01325-001 – São Paulo/SP
Tel. para contato: 55 11 97024-2614 (Bruno)
Email: [email protected]