Impactos sociais e ambientais são face esquecida da JBS

Empresa já foi acusada de trabalho escravo e é reincidente em desmatamento; vídeo conta de outro jeito a história do maior frigorífico do mundo

Por Alceu Luís Castilho

De Olho nos Ruralistas conta em 8 minutos a história da JBS. Não apenas a trajetória de alianças com o poder público para se transformar no maior frigorífico do mundo. Mas uma história de impactos sociais e ambientais. De desrespeito a leis trabalhistas e de sucessivas acusações de desmatamento – inclusive em unidades de conservação e terras indígenas.

As histórias de corrupção dominam o noticiário. E elas não começaram em 2017. A trajetória do grupo J&F, desde que se chamava apenas Friboi, inclui dívidas bilionárias e uma extensa lista de serviços prestados a políticos. Este observatório enfatiza também a relação da empresa com o território e de sua cadeia produtiva com o mundo do trabalho.

Foram escolhidas 50 notícias, publicadas nos últimos anos, que sintetizam essa trajetória. Elas foram publicadas tanto em veículos da grande imprensa (como no caso recente das delações) como na imprensa alternativa (caso das notícias sobre impactos sociais e ambientais).

No fim do vídeo, uma informação sobre um dos vídeos da série “O Agro é Pop” mostra que não é só de uma empresa que se está falando. E sim de um modelo. A campanha é patrocinada pela Rede Globo e pela Seara, uma das marcas do grupo.

Confira o vídeo acima, ou no YouTube.

Compartilhe:

Sair da versão mobile