Prefeito amigo de Tarcísio emprega irmã de Maribel Golin, a pecuarista investigada por relação com PCC

Assim como o governador, Jeferson Brun pertence ao Republicanos e tem origem militar; Maristela Schmitz entrou na prefeitura em cargo de comissão e ocupa a suplência de dois conselhos municipais; Tarcísio diz que não conhece Maribel 

Por Alceu Luís Castilho e Tonsk Fialho

Maristela Schmitz ocupa, desde 2020, um cargo comissionado na Secretaria de Agricultura e Fomento ao Agronegócio de Itapetininga. Ela é irmã de Maribel Schmittz Golin, a pecuarista que financiou com R$ 500 mil a campanha do governador Tarcísio de Freitas, em 2022, e é investigada por conexão com o PCC. O prefeito de Itapetininga pertence ao mesmo partido de Tarcísio, o Republicanos, e o define como amigo. O ex-ministro de Bolsonaro apoiou a campanha de reeleição de Jeferson Brun, um político que lidera frentes de prefeitos.

Maristela Schmitz oferece ao prefeito Jeferson Brun uma obra com o brasão do município. (Foto: Reprodução/Facebook)

O município no interior paulista tornou-se uma das principais bases dos Golin, uma família originária do Rio Grande do Sul que se espalhou por quatro regiões do país, acumulando pelo menos 250 mil hectares em fazendas voltada para a criação de bovinos e produção de soja.

O líder Joselito Golin, marido de Maribel, se apresenta também como Paulo Golin e é um dos investigados pela Polícia Federal na trama que conecta o Primeiro Comando da Capital com a mais poderosa máfia italiana, a ‘Ndrangheta.

Maribel Golin foi citada em fevereiro em um relatório da Polícia Federal como suspeita de lavar dinheiro para o PCC por meio de suas empresas. Durante as eleições de 2022, a pecuarista foi a sexta maior financiadora da campanha de Tarcísio de Freitas, como revelou a Folha. Saiba mais sobre as atividades do clã em uma de nossas reportagens: “Quem é Maribel Golin, a financiadora de Tarcísio investigada por lavagem de dinheiro do PCC?

O município da região metropolitana de Sorocaba abriga a Fazenda Realeza, uma das principais vitrines da Fazendas Reunidas Boi Gordo. Peça central de um dos maiores escândalos de pirâmide financeira do país, a empresa entrou em falência nos anos 90 e foi comprada em 2003 por Joselito Golin. No mesmo endereço desse imóvel, no km 173 da Rodovia Raposo Tavares, estão outras empresas da família. 

Durante o período em que a irmã de Maribel assumiu o cargo comissionado em Itapetininga, o município esteve sob a gestão do mesmo grupo político: o prefeito Jeferson Brun assumiu o cargo em 2022, após a saída da prefeita Simone Marquetto para concorrer à Câmara dos Deputados. O político do Republicanos se identifica como amigo do governador e é um de seus principais aliados no interior paulista.

As conexões da família Golin são tema de uma reportagem especial do De Olho nos Ruralistas, disponível em nosso canal no YouTube:

Além da trajetória da família Golin, o episódio reúne informações sobre outros financiadores da campanha de Tarcísio de Freitas: casos de desmatamento, trabalho escravo, fraudes milionárias e desvios de dinheiro público, que continuarão a ser detalhados em reportagens no site nos próximos dias.

IRMÃ DE MARIBEL REPRESENTA SECRETARIA EM CONSELHOS MUNICIPAIS

Maristela Schmitz (centro) em evento na posse de Brun, em 2022. (Foto: Reproduçao/Instagram)

Em junho de 2024, Maristela Schuster Schmitz Silveira publicou em suas redes sociais uma foto ao lado do prefeito Jeferson Brun. Na imagem datada do último dia 19 de junho, ela entrega uma obra de artesanato de sua autoria: um brasão de madeira emoldurado com o símbolo da cidade. Dois anos antes, em 2022, Maristela registrava em suas redes sociais a presença na cerimônia de posse de Brun. Ele assumiu a prefeitura como vice de Simone Marquetto (MDB), que renunciou ao cargo para disputar vaga na Câmara dos Deputados. 

A proximidade com o prefeito abriu espaço para a irmã de Maribel dentro da administração municipal. Ela ocupa, desde setembro de 2020, um cargo comissionado na Secretaria de Agricultura e Fomento ao Agronegócio e foi indicada para representar a pasta em diferentes conselhos locais. Nos últimos dois anos, Maristela assumiu como suplente no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e no Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER).

A cortesia entregue ao prefeito dialoga com a atividade de Maristela como artesã. Ela é dona de uma empresa de artesanato registrada junto à Receita Federal no km 173 da Rodovia Raposo Tavares, mesmo endereço das antigas Fazendas Reunidas Boi Gordo que concentra parte dos negócios da família Golin.

Acesso da Fazenda Realeza foi bloqueado por bolsonaristas em 2022. (Foto: Reprodução/Instagram)

Ali estão as sedes da Transportadora Oeste e da Agro Globo Cereais, ambas pertencentes a Maribel Schmittz Golin. O sobrenome das duas irmãs varia: Maristela assina Schmitz, com apenas uma letra “t”. As filhas de Maribel também têm empresas nesse endereço, que já foi vitrine da Boi Gordo.

Fica hoje ali a sede da Eldorado Agroindustrial, que tem como sócias Judiliane e Ana Paula Golin. A empresa possui quatro fazendas no Tocantins, nos municípios de Mateiros e Ponte Alta. Judiliane já foi sócia da tia Maristela em uma empresa de confeitaria registrada em Curitiba, que consta como inapta junto à Receita Federal desde 2018.

Ana Paula Golin é casada com Renato Ruegger, proprietário da Inbra Nutrição Animal. Uma das subsidiárias da empresa fica no km 173 da Raposo Tavares. Ruegger é sócio do pecuarista Diede Loureiro Neto, curador da Feicorte, feira internacional de pecuária onde Tarcísio de Freitas marcou presença em duas edições consecutivas: “Tarcísio nega conhecer Maribel Golin, mas participa de feira promovida pela família no interior de SP“.

Foi exatamente em frente da antiga sede da Boi Gordo que apoiadores de Jair Bolsonaro bloquearam o trânsito após o segundo turno de 2022. Pneus em chamas e montes de terra despejados por maquinário pesado formavam barricadas improvisadas na pista, transformando o acesso à fazenda em cenário de protesto contra o resultado das urnas.

MILITAR ALIADO DE TARCÍSIO AMPLIA INFLUÊNCIA NO INTERIOR PAULISTA

— Recebo o apoio do amigo e parceiro Tarcísio de Freitas como a confirmação de que nossa estratégia e atuação estão dando frutos. Governador, tenha certeza de que ter a sua parceria só engrandece a nossa caminhada.

 

Com essa declaração, em agosto de 2024, o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, celebrou em seu Instagram o apoio público do governador à sua reeleição. A afinidade entre os dois é reforçada pela origem comum: ambos vieram das Forças Armadas. Hoje na reserva, Brun foi sargento, formado pela Escola de Sargentos das Armas (ESA). Tarcísio formou-se em Engenharia Civil pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

A carreira política de Brun começou no MDB, onde se elegeu vice-prefeito em 2020 na chapa de Simone Marquetto. Dois anos depois, assumiu o cargo após a renúncia da prefeita, eleita deputada federal. Antes de assumir o cargo na Câmara, ela integrou a equipe de transição de Tarcísio em 2023.

Jeferson Brun posa ao lado de Tarcísio em evento da Secretaria de Agricultura. (Foto: Divulgação)

A filiação de Jeferson Brun ao Republicanos consolidou sua aproximação com o governador e abriu caminho para sua recondução ao cargo, em 2024, em uma coalizão com mais dez partidos e com apoio declarado do governador. “Estaremos juntos em lutas, como a do Hospital Regional de Itapetininga”, afirmou Tarcísio. “Conta sempre com a gente”.

Nos meses seguintes, o prefeito buscou ampliar sua projeção para além de Itapetininga. Em março de 2025, foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema, fórum que reúne 34 municípios e define as diretrizes para a gestão da água em uma das regiões mais estratégicas para o agronegócio paulista. A função o colocou no centro de decisões que envolvem recursos hídricos, produção agrícola e desenvolvimento regional.

Pouco depois, Brun foi escolhido para representar 120 prefeitos e vice-prefeitos em um evento organizado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O motivo? Sua proximidade com Tarcísio de Freitas. A atividade fez parte da campanha “Nosso Agro Tem Força”, lançada pelo governo paulista para estreitar a relação com o agronegócio e anunciar investimentos no setor.

O evento consolidou a posição de Jeferson Brun como interlocutor da região sudoeste junto ao Palácio dos Bandeirantes. Segundo a mídia local, o prefeito de Itapetininga tenta articular sua candidatura para deputado estadual no ano que vem.

Imagem em destaque (Reprodução/Instagram): Maristela Schmitz entrega brasão de Itapetininga para o prefeito Jeferson Brun

| Alceu Luís Castilho é diretor de redação do De Olho nos Ruralistas. |

|| Tonsk Fialho é pesquisador e repórter do observatório. ||

LEIA MAIS:
Quem é Maribel Golin, a financiadora de Tarcísio investigada por lavagem de dinheiro do PCC?
Tarcísio nega conhecer Maribel Golin, mas participa de feira promovida pela família no interior de SP

Compartilhe:

Sair da versão mobile