Site ficou fora do ar na maior parte do sábado, das 9 às 14 horas e no início da noite; Outras Palavras e O Joio e o Trigo também foram atingidos; série “O Voto Que Devasta” mostra relação dos candidatos com o ambiente, o território e os povos do campo
A página do De Olho nos Ruralistas ficou mais de cinco horas fora do ar neste sábado (14). Segundo diagnóstico preliminar, a pane foi fruto de um ataque coordenado contra o servidor que armazena o nosso conteúdo, tornando o site inacessível, às vésperas da eleição. O mesmo aconteceu com o Outras Palavras e o O Joio e o Trigo. No início da noite, outro ataque derrubou novamente o site.
O site só retornou por volta das 14 horas, de maneira ainda instável, após um esforço intenso da equipe do “Hacklab”, que administra nossa presença na internet. O ataque, do tipo DDOS, persiste, mas foi parcialmente debelado. DDOS é um tipo de censura digital, imposta pela força e ainda não coibida. O sistema passou a funcionar com medidas extras de segurança — que preveem determinadas interações para checar se o internauta não é um robô. E, mesmo assim, foi atingido novamente.
Conforme já publicado pelo Outras Palavras, algum grupo poderoso, interessado em impedir que determinadas informações ou pontos de vista circulem, tenta tirá-los do ar, promovendo um volume de acessos aos conteúdos muito superior ao que os computadores podem suportar. A ação é promovida por meio de robôs. Não exige, portanto, sequer ativismo antidemocrático — apenas dinheiro.
Todo o conteúdo de vídeos de Diálogos do Sul — dirigido por Paulo Cannabrava, que narrou movimentos de rebeldia latinoamericanos nos últimos cinquenta anos — foi apagado.
Às ameaças virtuais somam-se as judiciais. Elas não interromperão nosso trabalho. Continuaremos a publicar nossas reportagens e a atualizar nossas redes sociais. Neste domingo (15), assim que as urnas fecharem na maior parte do país, às 17 horas, também estaremos juntos no YouTube e no Facebook, numa live que vai debater o resultado e os impactos para o ambiente e os povos do campo.