Assim que a urna fechar, De Olho nos Ruralistas inicia live especial sobre eleições

In De Olho na Política, De Olho no Agronegócio, De Olho no Ambiente, Em destaque, Especiais, Principal, Últimas

Neste domingo, das 17 às 22 horas, observatório promove programação na internet com convidados que debaterão os impactos do pleito para o ambiente e os povos do campo; Gregório Duvivier, Cristina Serra, MST e Conaq estão entre os confirmados

Por Roberto Lameirinhas

Donos do gado e do território, desmatadores, grileiros e inimigos do ambiente e dos povos tradicionais disputam as eleições municipais no país. O Brasil que vai às urnas neste domingo (15/11) decidirá também sobre a manutenção do poder político deste setor. Além dos grandes centros, mas em conexão direta com eles, o agronegócio é um dos fundamentos da economia nacional.

Assim que a votação se encerrar na maior parte do país, às 17 horas, De Olho nos Ruralistas dará início à uma programação especial que debaterá os resultados e as projeções para o futuro da situação ambiental, social e alimentar dos brasileiros.

Entre as personalidades, jornalistas e líderes de movimentos sociais com presença confirmada na live estão: Gregorio Duvivier (Greg News), Marina Mota (Transparência Brasil), Cristina Serra (colunista da Folha), Elaíze Farias (Amazônia Real),  Kelli Mafort (MST), Selma Dealdina (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), Mario Mantovani (Frente Parlamentar Ambientalista), Maureen Santos (FASE), Veronica Goyzueta (Pulitzer Center), José Barbedo (colunista português do jornal eletrônico O Observador) e Senhorita Bira (O Algoritmo da Imagem). Entre outros nomes, ainda por confirmar.

A programação trará um bloco temático a cada hora: “Eleições e Clima – O mundo de olho no Brasil”, “O Brasil que Emerge das Urnas”, “Amazônia – Quantos desmatadores o Brasil elegeu?”, “Eleições e Resistências”, com notícias exclusivas sobre o cenário eleitoral, acompanhamento do noticiário geral, reportagens e entrevistas.

LIVE DESTACA DADOS PRODUZIDOS EM SÉRIE

Apresentador do Greg News, Gregório Duviver é um dos convidados de live sobre eleições. (Foto: Reprodução)

Desde o fim de outubro De Olho nos Ruralistas, um observatório do agronegócio e de seus impactos sociais e ambientais no Brasil, publica a série de reportagens O Voto que Devasta. Com base nas declarações de bens dos candidatos às prefeituras e câmaras municipais ao Tribunal Superior Eleitoral, o observatório mapeou quem são os candidatos com maior volume de propriedade de terras e gado, onde estão, a quais interesses atendem a que cargos concorrem.

Parte da série foi publicada em parceria com a edição brasileira do jornal espanhol El País, mostrando em detalhes como esses políticos — muitos dos quais com histórico de crimes ambientais — avançam sobre o território brasileiro, incluindo terras públicas e assentamentos da reforma agrária.

O projeto também mapeou os donos de rádios e TVs e suas relações com o universo ruralista, os candidatos denunciados por explorar trabalho escravo e a disputa de membros da bancada ruralista pelas prefeituras em dez capitais, bem como suas relações com o bolsonarismo. A cobertura continua até o início de dezembro, após a realização do segundo turno.

SERVIÇO
Live: “De Olho nas Eleições”
Dia: Domingo, 15/11, das 17h às 22h
Transmissão ao vivo pelos canais do De Olho nos Ruralistas no YouTube e Facebook

You may also read!

No Rio e no Espírito Santo, apenas Coser apresenta propostas para combater a fome

Paes e Crivella ignoram segurança alimentar; atual prefeito carioca chegou a reter verba da merenda escolar durante a pandemia;

Read More...

País tem troca de cestas básicas por votos em 25 dos 26 estados

De Olho nos Ruralistas fez levantamento após viralização de vídeo contra a candidatura de Bruno Covas, em São Paulo,

Read More...

Cenário atual da fome, Norte tem só dois candidatos com planos para o tema

Dos dez candidatos que que disputarão o segundo turno em cinco capitais da região, apenas Edmilson Rodrigues, em Belém,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.