Foi na Bela Vista que começou empresa de genética bovina comprada em 2011 pela CRV; em 2012 o grupo holandês adquiriu, na vizinha Botucatu, terras contíguas às dos filhos de FHC
Por Alceu Luís Castilho
Em um de seus livros, “A Arte da Política: a História que Vivi” (Civilização Brasileira, 2006), Fernando Henrique Cardoso conta como recebeu a notícia de que estava eleito, em 1994. A dúvida era vencer ou não no primeiro turno, diante da popularidade do Plano Real. “Ruth e eu votamos em São Paulo e depois decidimos, procurando não permitir que a informação vazasse à imprensa, nos refugiar do enorme rebuliço a nosso redor num local agradável e tranquilo: a Fazenda Bela Vista, em Pardinho, a 200 quilómetros da capital”.
A fazenda pertence a Jovelino Carvalho Mineiro Filho e Maria do Carmo de Abreu Sodré. “Viajamos até a cidade, próxima de Botucatu, num dos jatinhos que nos serviram durante a campanha”. E seguiram de carto até a fazenda, com filhos, genros (maridos de Beatriz e Luciana Cardoso), nora (mulher de Paulo Henrique) e netos. “Apenas nós, e os anfitriões com o filho, Bento, assistimos num grande aparelho de TV aos resultados da apuração”.
FHC conta, então, que Jovelino e Carmo “transformaram a terra vazia num belo empreendimento, um centro de excelência para a melhoria genética de touros da raça Brangus”. E ele descreve o cenário: “A fazenda faz jus ao nome: situada num platô, da sede – inclusive da piscina, onde dei alguns mergulhos – avista-se um grande vale e cinco ou seis cidades, entre elas Botucatu e Pardinho”.
O ex-presidente descreve uma das paisagens mais bonitas do estado de São Paulo, na cuesta que divide a depressão periférica do planalto ocidental. É nessa região de Botucatu, Pardinho e Bofete que celebridades têm se instalado para descansar ou criar gado.
Entre essas celebridades está a apresentadora Ana Maria Braga, do programa Mais Você, da Globo, criadora de gado Brahman. O médico e escritor Dráuzio Varella, colaborador do Fantástico, possui o Sítio Paraíso da Serra, que inspirou a criação da Trilha Dráuzio Varella.
E é também não longe dali, mas num canavial já não tão bucólico, que ficam as propriedades atuais – de 2018 – da família de Fernando Henrique Cardoso. Confira aqui notícia sobre as fazendas de Beatriz, Luciana e Paulo Cardoso em Botucatu, em nome da Goytacazes Participações: “FHC, o Fazendeiro – Fazenda da família de Fernando Henrique em Botucatu (SP) é um canavial sem casa e sem cercas”.
Sete anos após comemorarem as eleições de 1994, Fernando Henrique, Ruth Cardoso e família também passaram na Fazenda Bela Vista a virada de 2001 para 2002. Era a entrada do último ano do governo do sociólogo. E os últimos tempos antes que a família vendesse a fazenda em Buritis (MG).
Dessa vez o presidente foi de avião para Campinas (SP) e seguiu de helicóptero até Botucatu. De lá, foi de caminhonete até a fazenda. Descansou à beira da piscina – ele foi gravado por uma emissora de TV – e passeou a cavalo. “Dois agentes da Polícia Federal e seis seguranças garantiram o refúgio da família de FHC”, descreveu a Folha.
O arquiteto que construiu a sede da Fazenda Bela Vista, Luiz Gaudenzi, é o mesmo da fazenda que Fernando Henrique tinha em Buritis (MG). O projeto foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). E é o primeiro a ser listado no portfólio de Gaudenzi.
À arquitetura suntuosa soma-se a paisagem peculiar. As fotos da fazenda (salvo as maiores, que têm indicação específica) ilustram esta reportagem.
O casal Jovelino e Maria do Carmo Mineiro foi morar em Pardinho nos anos 80, após ela herdar as fazendas do pai, baseadas no café e em uma pecuária à moda antiga. O fazendeiro trocou o café por eucalipto e cana – que é o que se vê hoje mais ao norte, nas terras dos Cardoso.
Jovelino Mineiro também abandonou a produção extensiva de gado e apostou na genética. Ele desenvolveu em Pardinho a Central Bela Vista Genética Bovina – vendida em 2011 para a CRV, uma cooperativa formada por mais de 28 mil fazendeiros holandeses e belgas.
No ano seguinte a CRV comprou terras em Botucatu, próximas da Cachoeira Véu da Noiva, para construir a nova sede da Bela Vista – inaugurada há um ano, contigua a uma das propriedades dos filhos de Fernando Henrique, a Fazenda Três Sinos.
Assim como a Fazenda Rio Pardo, desapropriada em março pela prefeitura de Botucatu, a Três Sinos está em nome da Goytacazes Participações, empresa da qual FHC foi sócio. A Goytacazes foi fundada exatamente em 2012, em fevereiro, mesmo ano em que a CRV se tornou vizinha dos Cardoso.
Foi na fazenda com vista bonita em Pardinho que Jovelino Mineiro criou em 2007 o Laboratório de Qualidade de Certificação da Carne, integrado ao Programa Genoma Funcional do Boi, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). A Bela Vista desenvolvia havia dez anos parcerias com esse campus da Unesp.
Essa parceria foi o embrião da futura sociedade do pecuarista com o empreiteiro Emílio Odebrecht e com o pesquisador José Fernando Perez, ex-diretor científico da Fundação para o Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na criação da empresa de pesquisa genética Recepta Biopharma.
Saiba mais sobre essa sociedade entre Odebrecht, Peres e Jovelino aqui: “Sócios em empresa, Emílio Odebrecht e Jovelino Mineiro já foram representados em assembleia pelo advogado de FHC”.
Jovelino não abandonou Pardinho após a venda da empresa para o grupo CRV. A empresa Leiteria e Laticínios Pardinho Artesanal Ltda foi aberta em setembro de 2013, no quilômetro 7 de uma vicinal da Rodovia Castelo Branco – mesmo endereço da Fazenda Bela Vista. Essa empresa fabrica os queijos Cuesta, Cuestinha, CuestAzul e Mandala, da Pardinho Artesanal.
Uma das filiais da pessoa jurídica Jovelino Carvalho Mineiro Filho, criada também em 2013, fica nessa vicinal que liga Pardinho à Castelo Branco. A Pardinho Artesanal tem como sócio o filho Bento Mineiro. Diretor da Sociedade Rural Brasileira, ele também possui uma empresa leiteira em Guaramiranga, no Ceará, a Zebu Leite Natural. Leia mais sobre a influência de Jovelino e Bento na Rural: “FHC, o Fazendeiro – Fundação FHC fica no mesmo prédio – e não por acaso – que a Sociedade Rural Brasileira“.
LEIA A SÉRIE COMPLETA:
“FHC, o Fazendeiro – tudo sobre as terras da família, os amigos pecuaristas e a Odebrecht”.