FHC, o Fazendeiro – Em 1994, Fernando Henrique comemorou eleição em fazenda de Jovelino Mineiro, em Pardinho (SP)

In De Olho na Política, De Olho no Agronegócio, Últimas

Foi na Bela Vista que começou empresa de genética bovina comprada em 2011 pela CRV; em 2012 o grupo holandês adquiriu, na vizinha Botucatu, terras contíguas às dos filhos de FHC

Por Alceu Luís Castilho

Em um de seus livros, “A Arte da Política: a História que Vivi” (Civilização Brasileira, 2006), Fernando Henrique Cardoso conta como recebeu a notícia de que estava eleito, em 1994. A dúvida era vencer ou não no primeiro turno, diante da popularidade do Plano Real. “Ruth e eu votamos em São Paulo e depois decidimos, procurando não permitir que a informação vazasse à imprensa, nos refugiar do enorme rebuliço a nosso redor num local agradável e tranquilo: a Fazenda Bela Vista, em Pardinho, a 200 quilómetros da capital”.

A fazenda pertence a Jovelino Carvalho Mineiro Filho e Maria do Carmo de Abreu Sodré. “Viajamos até a cidade, próxima de Botucatu, num dos jatinhos que nos serviram durante a campanha”. E seguiram de carto até a fazenda, com filhos, genros (maridos de Beatriz e Luciana Cardoso), nora (mulher de Paulo Henrique) e netos. “Apenas nós, e os anfitriões com o filho, Bento, assistimos num grande aparelho de TV aos resultados da apuração”.

FHC conta, então, que Jovelino e Carmo “transformaram a terra vazia num belo empreendimento, um centro de excelência para a melhoria genética de touros da raça Brangus”. E ele descreve o cenário: “A fazenda faz jus ao nome: situada num platô, da sede – inclusive da piscina, onde dei alguns mergulhos – avista-se um grande vale e cinco ou seis cidades, entre elas Botucatu e Pardinho”.

REGIÃO É UMA DAS MAIS BELAS DE SP

O ex-presidente descreve uma das paisagens mais bonitas do estado de São Paulo, na cuesta que divide a depressão periférica do planalto ocidental. É nessa região de Botucatu, Pardinho e Bofete que celebridades têm se instalado para descansar ou criar gado.

Entre essas celebridades está a apresentadora Ana Maria Braga, do programa Mais Você, da Globo, criadora de gado Brahman. O médico e escritor Dráuzio Varella, colaborador do Fantástico, possui o Sítio Paraíso da Serra, que inspirou a criação da Trilha Dráuzio Varella.

E é também não longe dali, mas num canavial já não tão bucólico, que ficam as propriedades atuais – de 2018 – da família de Fernando Henrique Cardoso. Confira aqui notícia sobre as fazendas de Beatriz, Luciana e Paulo Cardoso em Botucatu, em nome da Goytacazes Participações: “FHC, o Fazendeiro – Fazenda da família de Fernando Henrique em Botucatu (SP) é um canavial sem casa e sem cercas”.

ARQUITETURA DA FAZENDA FOI PREMIADA

Fazenda Bela Vista, de Jovelino Mineiro (Fotos: Luiz Gaudenzi/Reprodução)

Sete anos após comemorarem as eleições de 1994, Fernando Henrique, Ruth Cardoso e família também passaram na Fazenda Bela Vista a virada de 2001 para 2002. Era a entrada do último ano do governo do sociólogo. E os últimos tempos antes que a família vendesse a fazenda em Buritis (MG).

Dessa vez o presidente foi de avião para Campinas (SP) e seguiu de helicóptero até Botucatu. De lá, foi de caminhonete até a fazenda. Descansou à beira da piscina – ele foi gravado por uma emissora de TV – e passeou a cavalo. “Dois agentes da Polícia Federal e seis seguranças garantiram o refúgio da família de FHC”, descreveu a Folha.

O arquiteto que construiu a sede da Fazenda Bela Vista, Luiz Gaudenzi, é o mesmo da fazenda que Fernando Henrique tinha em Buritis (MG). O projeto foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). E é o primeiro a ser listado no portfólio de Gaudenzi.

À arquitetura suntuosa soma-se a paisagem peculiar. As fotos da fazenda (salvo as maiores, que têm indicação específica) ilustram esta reportagem.

EMPRESA DE GENÉTICA LEVOU O NOME DA FAZENDA

O casal Jovelino e Maria do Carmo Mineiro foi morar em Pardinho nos anos 80, após ela herdar as fazendas do pai, baseadas no café e em uma pecuária à moda antiga. O fazendeiro trocou o café por eucalipto e cana – que é o que se vê hoje mais ao norte, nas terras dos Cardoso.

Central Bela Vista faz fronteira com canavial dos Cardoso. (Foto: Divulgação)

Jovelino Mineiro também abandonou a produção extensiva de gado e apostou na genética. Ele desenvolveu em Pardinho a Central Bela Vista Genética Bovina – vendida em 2011 para a CRV, uma cooperativa formada por mais de 28 mil fazendeiros holandeses e belgas.

No ano seguinte a CRV comprou terras em Botucatu, próximas da Cachoeira Véu da Noiva, para construir a nova sede da Bela Vista – inaugurada há um ano, contigua a uma das propriedades dos filhos de Fernando Henrique, a Fazenda Três Sinos.

Assim como a Fazenda Rio Pardo, desapropriada em março pela prefeitura de Botucatu, a Três Sinos está em nome da Goytacazes Participações, empresa da qual FHC foi sócio. A Goytacazes foi fundada exatamente em 2012, em fevereiro, mesmo ano em que a CRV se tornou vizinha dos Cardoso.

DA CARNE AO LEITE, FAMÍLIA EXPANDE NEGÓCIOS

Foi na fazenda com vista bonita em Pardinho que Jovelino Mineiro criou em 2007 o Laboratório de Qualidade de Certificação da Carne, integrado ao Programa Genoma Funcional do Boi, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). A Bela Vista desenvolvia havia dez anos parcerias com esse campus da Unesp.

Essa parceria foi o embrião da futura sociedade do pecuarista com o empreiteiro Emílio Odebrecht e com o pesquisador José Fernando Perez, ex-diretor científico da Fundação para o Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na criação da empresa de pesquisa genética Recepta Biopharma.

Saiba mais sobre essa sociedade entre Odebrecht, Peres e Jovelino aqui: “Sócios em empresa, Emílio Odebrecht e Jovelino Mineiro já foram representados em assembleia pelo advogado de FHC”.

Jovelino não abandonou Pardinho após a venda da empresa para o grupo CRV. A empresa Leiteria e Laticínios Pardinho Artesanal Ltda foi aberta em setembro de 2013, no quilômetro 7 de uma vicinal da Rodovia Castelo Branco – mesmo endereço da Fazenda Bela Vista. Essa empresa fabrica os queijos Cuesta, Cuestinha, CuestAzul e Mandala, da Pardinho Artesanal.

Uma das filiais da pessoa jurídica Jovelino Carvalho Mineiro Filho, criada também em 2013, fica nessa vicinal que liga Pardinho à Castelo Branco. A Pardinho Artesanal tem como sócio o filho Bento Mineiro. Diretor da Sociedade Rural Brasileira, ele também possui uma empresa leiteira em Guaramiranga, no Ceará, a Zebu Leite Natural. Leia mais sobre a influência de Jovelino e Bento na Rural: “FHC, o Fazendeiro – Fundação FHC fica no mesmo prédio – e não por acaso – que a Sociedade Rural Brasileira“.

LEIA A SÉRIE COMPLETA:
“FHC, o Fazendeiro – tudo sobre as terras da família, os amigos pecuaristas e a Odebrecht”.

You may also read!

Saiba quem é Luis Carlos Heinze, o arrozeiro negacionista

Antes de se tornar o principal defensor de Bolsonaro na CPI da Covid, senador ruralista se tornou conhecido por

Read More...

Comunidades tradicionais de Sergipe enfrentam petrolífera ExxonMobil

Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do estado busca mobilizar grupos e organizações do Rio Grande do Norte ao

Read More...

Corretor diz que negociação em terras de retireiros no MT é “amigável” e “legal”

Áudio obtido por De Olho nos Ruralistas mostra homem oferecendo uma fazenda “topíssima” às margens do Rio Araguaia, em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu