Trabalho aborda controle corporativo do território e cadeias produtivas do setor; artigos sobre bancada ruralista e donos de terras são assinados por coordenadores do observatório
A versão brasileira do “Atlas do Agronegócio – fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos” tem seu lançamento nesta terça-feira, no Rio. O evento tem um debate composto pela apresentadora Bela Gil, por Maureen Santos, da Fundação Heinrich Böll, e Denis Monteiro, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A mediação será feita pelo humorista e apresentador Gregorio Duvivier.
Idealizado pelas Fundações Heinrich Böll Stiftung e Rosa Luxemburgo, ambas alemãs, o relatório conta com dois artigos assinados por coordenadores do De Olho nos Ruralistas. Um deles, escrito por Alceu Luís Castilho, chama-se: “O agro é lobby: a bancada ruralista no Congresso”. O outro artigo foi elaborado por Bruno Stankevicius Bassi: “Quem são os donos da terra no Brasil?”. O pesquisador representa o observatório durante o lançamento, no Rio.
O Atlas do Agronegócio traz 20 artigos escritos por especialistas do Brasil e de outros países. Trata-se da primeira versão nacional do Agrifood Atlas, lançado em 2017 pela Heinrich Böll.
O evento contará com transmissão online, disponível em: https://www.facebook.com/bollbrasil/