Bancada ruralista quer o tucano Xico Graziano na presidência da Embrapa

In Bancada Ruralista, De Olho na Política, Principal, Últimas
Quem vai ganhar o braço-de-ferro? (Foto: Reprodução)

Servidores temem que próximo gestor seja nomeado por questões políticas; Alckmin e Temer protagonizaram polêmica relativa à adesão do PSDB ao governo Temer

A bancada ruralista no Congresso pressiona pelo nome de Xico Graziano, chefe de gabinete de Fernando Henrique Cardoso no primeiro ano de seu governo, em 1995, para a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A notícia divulgada pelo Relatório Reservado informa que os funcionários da Embrapa desejam um nome técnico e com história na instituição, como o atual diretor de Inovação e Tecnologia, Cléber Soares.

Xico Graziano já foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo e presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O temor dos funcionários é que a escolha entre três nomes eleitos passe pelo crivo do futuro ministro-chefe da Casa Civil, ficando sujeita a forte pressão política.

Xico Graziano na Embrapa? (Foto: Xico Graziano/Facebook)

O tucano pode ser um nome mais palatável para candidatos apoiados pela bancada ruralista, como Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL). O agrônomo defende, por exemplo, a facilitação da entrada e do uso de agrotóxicos, como no projeto de lei que ficou conhecido como PL do Veneno – proposto e relatado por parlamentares ligados ao agronegócio.

COM TUCANOS OU SEM TUCANOS?

Alckmin e o presidente Michel Temer protagonizaram uma polêmica a respeito da participação dos tucanos no atual governo. O ex-governador paulista tentou desvincular o PSDB da gestão Temer, que tem o ministro Aloysio Nunes como chanceler, mas o presidente rebateu, divulgando vídeos em que critica Alckmin e enfatiza a presença tucana.

Graziano ocupa a diretoria executiva do Observatório Político, uma plataforma de divulgação do pensamento de Fernando Henrique.

O Relatório Reservado lembra o episódio da atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, que sofreu forte resistência do ministro Moreira Franco, então na Secretaria-Geral da Presidência de República. Ela chegou a ser submetida a uma sabatina dentro do Palácio do Planalto.

You may also read!

Flávio Bolsonaro repete em vigília trio elétrico dos atos golpistas

Imagens mostram carro da empresa atrás do senador, durante ato no sábado em apoio ao pai; Trio Coyote foi

Read More...

COP30: restauração do Cerrado anunciada pelo BTG Pactual inclui 130 mil hectares de eucalipto

Responsável pelo desmatamento de 1,2 mil hectares, por meio da controlada BRPec, banco de André Esteves assinou parcerias com

Read More...

COP30: denunciada na OCDE, Bayer organiza debate sobre “melhores práticas” em direitos humanos

Relatório "A COP dos Lobbies" mostra como empresas usam a conferência climática em Belém para lavar imagem ambiental; gigante

Read More...

Mobile Sliding Menu