Por que defendemos o impeachment de Bolsonaro

In De Olho na Imprensa, De Olho na Política, Em destaque, Governo Bolsonaro, Principal, Últimas

Veículos da imprensa independente se unem para apontar desprezo do presidente pela vida e dilapidação da democracia, em meio à distribuição de recursos para o Centrão; De Olho nos Ruralistas soma-se a essas vozes em defesa da punição dos criminosos

Jair Bolsonaro recebeu os votos de 39% dos eleitores. Empossado, nunca cumpriu sua responsabilidade de ser o presidente da República de todos os brasileiros e brasileiras. Mas foi no enfrentamento à pandemia que seu desprezo pela vida ficou evidente, contrariando, com atitudes e palavras, seu papel como a autoridade constitucional, legal e politicamente qualificada para liderar as ações contra o coronavírus. As evidências mostram que não há nenhum outro caso de chefe de governo que tenha cometido tantos erros e de forma tão cruel. 

Bolsonaro chocou o mundo ao anunciar o cancelamento da compra de vacinas. Recusou-se a negociar sua aquisição com outro fabricante. Lançou campanha de propaganda para incentivar as pessoas a desafiarem normas sanitárias adotadas globalmente. Desdenhou da dor de um povo enlutado ao blasfemar contra um suposto “país de maricas”. Recusou-se a usar máscara em eventos públicos e chegou a comemorar a morte de uma pessoa que morreu enquanto testava a vacina CoronaVac (um caso de suicídio, sem nenhuma relação com a eficácia do produto). Nunca parou de promover aglomerações. Insiste em defender e gastar verbas públicas, que seriam essenciais para o SUS, com medicamentos para um “tratamento precoce” que, além de ineficaz, contribui para matar quem o utiliza. Demorou mais de um ano para criar um comitê de crise que, na prática, não funciona. 

 A gestão da pandemia deixou de ser um problema nacional. Tornou-se uma questão planetária, num contexto em que se alastram lá fora os temores quanto aos ataques da atual administração federal ao meio ambiente e aos direitos humanos.

Bolsonaro é a expressão brasileira de um tipo de populismo autoritário, mas principalmente de um grupo de ultra direita que se dedica à dilapidação das instituições mais caras à democracia. Os bolsonaristas têm como alvos permanentes o Legislativo, o Judiciário, o jornalismo, a federação, a ciência, as universidades, os sindicatos, as organizações de direitos humanos, as mulheres, o povo negro, indigenas e LGBTI+ e a independência da Polícia Federal e de outros órgãos coercitivos. Empenhados em promover a desinformação e o caos, acusam de comunistas, corruptos ou golpistas todos os que ousam criticá-los, algo que não raro se torna pretexto para perseguições, ataques e tentativas de criminalização. Na verdade, é o bolsonarismo que golpeia de maneira incessante a Constituição, incitando a quebra da ordem democrática. O presidente deve ainda explicações sobre as investigações sobre os negócios suspeitos da família presidencial.

No Congresso Nacional, a quem cabe fiscalizar o chefe do Executivo e processá-lo e julgá-lo por crime de responsabilidade, os pedidos de impeachment se acumulam, mas têm sido ignorados. Antes por Rodrigo Maia e agora pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira, que pode dar início ao processo. Líder-mor do agrupamento de forças de centro e centro-direita denominado Centrão, ele e seu grupo colhem os dividendos de volumosas emendas parlamentares e de manter a aliança com um presidente sem qualificação ou decoro para o cargo. Jamais os parlamentares federais, inclusive aqueles que não pertencem ao Centrão, tiveram tanto acesso a recursos públicos e a cargos no Executivo. 

Nós, abaixo assinados, nos comprometemos com a formação de uma ampla frente social e política para enfrentar o caos causado pelo atual governo. Com abertura de investigação e o impeachment do presidente, conforme prevê a Constituição. Aquelas e aqueles que, contra todas as evidências, seguirem apoiando Jair Bolsonaro, devem se preparar para o julgamento da história.

ASSINAM:

Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Brasil de Fato
Congresso em Foco
De Olho nos Ruralistas
Inesc
Gestos
GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo
Le Monde Diplomatique Brasil
Marco Zero
Maré de Notícias
O Joio e O Trigo
Outras Palavras
Outra Saúde
Portal Catarinas
Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema politico
Plural
Rede Brasileira de Conselhos -RBdC

Caso queira aderir ao editorial, por favor, escreva para ojoioeotrigo@gmail.com

You may also read!

Prefeito amigo de Tarcísio emprega irmã de Maribel Golin, a pecuarista investigada por relação com PCC

Assim como o governador, Jeferson Brun pertence ao Republicanos e tem origem militar; Maristela Schmitz entrou na prefeitura em

Read More...

Tarcísio nega conhecer Maribel Golin, mas participa de feira promovida pela família no interior de SP

Sexta maior doadora de campanha, Maribel é investigada pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro do PCC; governador visitou

Read More...

Quem é Maribel Golin, a financiadora de Tarcísio investigada por lavagem de dinheiro do PCC?

Clã gaúcho administrou massa falida da Boi Gordo e possui 250 mil hectares em quatro regiões do país; fazendas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu