CNA prepara futuros diplomatas para vender modelo do agronegócio

In De Olho no Agronegócio, Em destaque, Principal, Últimas
(Foto: Wenderson Araújo//CNA)

Confederação da Agricultura leva estudantes do Rio Branco para “conhecer” latifúndios de monocultura; fazenda preferida, em Goiás, a Wehrmann, pertence a antigos sócios da Monsanto na tecnologia RoundUp

Por Alceu Luís Castilho

Estudantes do Instituto Rio Branco estão visitando latifúndios de monocultura para divulgar esse modelo – o do agronegócio – no futuro trabalho: o de diplomatas. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nesta segunda-feira (19/09) a informação, na seguinte reportagem: “Da sala de aula para o campo – CNA leva futuros diplomatas em visita a propriedades rurais“.

O texto informa que mais de 30 alunos do curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco foram “conferir de perto o desempenho do setor agropecuário brasileiro”, a convite da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da CNA. Eles estiveram na sexta-feira nas fazendas Wehrmann, em Cristalina, (GO), e Miunça, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal.

Thiago Masson, assessor técnico da SRI, disse à reportagem da CNA que o conhecimento prático facilitará a tomada de decisões, pelos diplomatas, “que reflitam os interesses do produtor brasileiro”. Eles começaram o dia – chamado pela instituição patronal de Dia do Campo – ouvindo palestras sobre “o sucesso do Brasil na produção agropecuária”. Com temas como barreiras fitossanitárias e barreiras comerciais.

(Foto: Wenderson Araújo/CNA)

A Fazenda Werhmann tem mais de 30 mil hectares, segundo a CNA. Um latifúndio, portanto. Com produção de sementes de soja e hortaliças (alho, batata, cebola), movida a agrotóxicos. A batata é produzida in natura, mas também de forma industrializada. A empresa responde por 12% da produção brasileira de alho. Seu dono, Verni Kitzmann Wehrmann, ganhou em 2007 um prêmio de sustentabilidade da multinacional Bunge.

Trata-se de destino recorrente. A CNA já promoveu até visitas de adidos da embaixada estadunidense – e de técnicos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – a essa mesma fazenda. O mesmo ocorreu em 2013 com colombianos, desta vez recebidos pela Cooperativa Agrícola do Distrito Federal, durante a Feira Internacional dos Cerrados, ou Agrobrasília – sob o patrocínio de Banco do Brasil, Caixa Econômica e BRB.

Os dois donos da Wehrmann, Verni e Norma Kitzmann Wehrmann, já foram sócios da Monsanto – por meio da empresa Wehrtec – na exploração comercial da tecnologia RoundUp Ready no Brasil. A parceria foi aprovada em 2009 pelo Ministério da Fazenda. Em 2012, porém, a Wehrtec Tecnologia Agrícola foi adquirida pela alemã Bayer. A RoundUp é uma semente transgênica de soja baseada no herbicida glifosato.

(Foto: Wenderson Araújo/CNA)

Mas voltemos aos futuros diplomatas. O texto da CNA – por muitos anos comandada pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) – ouviu um deles, Pedro Barreto da Rocha, sobre a experiência na fazenda Wehrmann. “Com essa visita a campo, teremos condição técnica para defender os interesses do produtor rural, quando o tema for agricultura e pecuária”, disse ele.

O dia dos estudantes foi encerrado na fazenda Miunça, no Distrito Federal, descrita como “propriedade referência em suinocultura no Distrito Federal”. A fazenda está construindo um sistema, informa a CNA, “que permite que as fêmeas gestantes não fiquem em gaiolas durante a gestação”. “Dessa forma, não há disputa por comida”, explicou um veterinário da propriedade.

A fazenda pertence ao paulista Rubens Valentini. Segundo a revista Dinheiro Rural, em 2013, a produção nesse ano era vendida para frigoríficos independentes, de menor porte, mas já havia interesse de compradores como BRF, Marfrig e Mcdonald’s nesse modelo que “privilegia o bem-estar animal”.

(Foto: Wenderson Araújo/CNA)

You may also read!

Doador de campanha de Nikolas protagoniza conflito com quilombolas em Minas

Sócio da Ônix Céu Aberto, Gabriel Baya Andrade doou R$ 20 mil para o deputado, líder de campanha contra

Read More...

Tigrinho, golpistas e ex-sócio de Trump: quem financiou Nikolas Ferreira?

De Olho nos Ruralistas conta quem são os doadores de campanha do deputado mineiro, articulador das notícias falsas que

Read More...

Vídeo mostra como mercado, imprensa, Legislativo e Judiciário naturalizaram Bolsonaro

De Olho nos Ruralistas reúne informações e imagens sobre a ascensão do político patrocinada por empresários e jornalistas; omissão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu