Desmatamento e canaviais eliminam fauna do solo, aponta doutorado da USP

In De Olho no Ambiente, Desmatamento, Em destaque, Principal, Últimas
"Canavial" - Portinari

Conversão em pasto mata aranhas e escorpiões; calcário colocado no solo pela agroindústria acaba com cupins e minhocas; agrotóxicos destroem os microrganismos sobreviventes

Uma destruição em três tempos. Assim pode ser resumida a eliminação da fauna original do solo após a transformação de áreas de floresta em pastagens, e de pastagens em canaviais, conforme tese de doutorado defendida por André Luiz de Custodio Franco no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba. A Agência Fapesp divulgou nesta segunda-feira a pesquisa, resumida em artigo no periódico Science of the Total Environment.

As amostras foram coletadas em três canaviais localizados em Jataí, Goiás, Ipaussu e Valparaíso. Todos municípios do estado de São Paulo, dominado por canaviais: “Agricultura paulista cresce com expulsão de trabalhadores e concentração de terras“.

A primeira eliminação é dos predadores de topo do solo, como aranhas e escorpiões. Ocorre quando a mata nativa é convertida em pasto.  A consequência é o aumento da quantidade de cupins (nove vezes) e de minhocas (14 vezes).

A segunda eliminação é a desses cupins e minhocas, quando o pasto vira canavial. Isto por causa da transformação do solo, inicialmente ácido. O pesquisador explica: “Como a cana precisa de um solo mais alcalino, a agroindústria introduz quantidades maciças de calcário – além de fertilizantes, herbicidas e pesticidas”. Em outras palavras, o solo se torna tóxico.

A terceira eliminação é a dos animais e microrganismos adaptáveis a um solo alcalino. E quem faz esse papel são os agrotóxicos.

Cerca de 90% da macrofauna desaparece. Com ela, a biodiversidade. O desaparecimento de animais implica maior risco de erosão. E a perda de capacidade de armazenamento de carbono pelo solo.

You may also read!

Agrogolpistas: desmatador histórico do Pantanal financiou bloqueios golpistas em rodovias

Responsável por desmate químico de 81 mil hectares em Barão de Melgaço (MT), fazendeiro Claudecy Lemes promoveu bloqueio de

Read More...

Agrogolpistas: BTG Pactual compra soja de dez investigados por financiar atos antidemocráticos

Documento lista contratos de fornecimento com empresários que bloquearam rodovias e apoiaram acampamentos; banco de André Esteves empregou líderes

Read More...

Agrogolpistas: empresa que enviou caminhões para QG golpista recebeu prêmio de excelência da Syngenta

Multinacional concedeu Prêmio Raízes 2024 à Agrosyn; dois anos antes, distribuidora enviou caminhões a bloqueios e teve contas bloqueadas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu