Desmatamento e canaviais eliminam fauna do solo, aponta doutorado da USP

In De Olho no Ambiente, Desmatamento, Em destaque, Principal, Últimas
"Canavial" - Portinari

Conversão em pasto mata aranhas e escorpiões; calcário colocado no solo pela agroindústria acaba com cupins e minhocas; agrotóxicos destroem os microrganismos sobreviventes

Uma destruição em três tempos. Assim pode ser resumida a eliminação da fauna original do solo após a transformação de áreas de floresta em pastagens, e de pastagens em canaviais, conforme tese de doutorado defendida por André Luiz de Custodio Franco no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba. A Agência Fapesp divulgou nesta segunda-feira a pesquisa, resumida em artigo no periódico Science of the Total Environment.

As amostras foram coletadas em três canaviais localizados em Jataí, Goiás, Ipaussu e Valparaíso. Todos municípios do estado de São Paulo, dominado por canaviais: “Agricultura paulista cresce com expulsão de trabalhadores e concentração de terras“.

A primeira eliminação é dos predadores de topo do solo, como aranhas e escorpiões. Ocorre quando a mata nativa é convertida em pasto.  A consequência é o aumento da quantidade de cupins (nove vezes) e de minhocas (14 vezes).

A segunda eliminação é a desses cupins e minhocas, quando o pasto vira canavial. Isto por causa da transformação do solo, inicialmente ácido. O pesquisador explica: “Como a cana precisa de um solo mais alcalino, a agroindústria introduz quantidades maciças de calcário – além de fertilizantes, herbicidas e pesticidas”. Em outras palavras, o solo se torna tóxico.

A terceira eliminação é a dos animais e microrganismos adaptáveis a um solo alcalino. E quem faz esse papel são os agrotóxicos.

Cerca de 90% da macrofauna desaparece. Com ela, a biodiversidade. O desaparecimento de animais implica maior risco de erosão. E a perda de capacidade de armazenamento de carbono pelo solo.

You may also read!

Apenas 1/3 da cúpula ruralista votou pela prisão de Chiquinho Brazão

Entre 48 deputados que integram cargos de comando na Frente Parlamentar da Agropecuária, 20 votaram contra a detenção do

Read More...

Gigantes da moda usam algodão “sujo” do Cerrado em suas roupas

Pesquisa da ONG Earthsight identificou que as marcas Zara e H&M, líderes mundiais no setor, usam matéria-prima oriunda dos

Read More...

Dossiê “Arthur, o Fazendeiro” é finalista do prêmio Megafone

Pesquisa sobre a face agrária do presidente da Câmara analisou o domínio territorial e político dos clãs Pereira e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu