Funai nomeia um coronel fazendeiro para coordenação de Campo Grande

In De Olho nos Conflitos, Em destaque, Povos Indígenas, Principal, Últimas
(Foto: Egon Heck/Cimi)

Mato Grosso do Sul é estado com mais conflitos envolvendo povos indígenas no país, por causa do confinamento das etnias; militar substituirá Evair Borges, um Terena

A Fundação Nacional do Índio (Funai) nomeou o coronel da reserva Renato Vidal Sant’Anna, do Exército, para a coordenação regional em Campo Grande. Em substituição a Evair Borges, da etnia Terena. A medida foi publicada nesta quinta-feira (10/11) no Diário Oficial da União. Confira aqui a notícia publicada pelo MídiaMax: “Coordenador da Funai em MS é substituído por coronel do Exército“.

Em 2004, Sant’Anna possuía – conforme notícia da Agência Estado – uma fazenda de 3,6 mil hectares na região de Marabá, no Pará, onde comandava um batalhão de selva. O imóvel foi ocupado naquele ano por 85 famílias ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri).

O Mato Grosso do Sul é o estado com mais conflitos envolvendo terras indígenas no Brasil. Com dezenas de assassinatos em regiões de conflito registrados nos últimos anos, principalmente entre os Guarani Kaiowá e Terena. As etnias reivindicam terras tradicionais ocupadas por fazendeiros. Os ataques aos Guarani Kaiowá já foram denunciados pela ONU.

No fim de 2013, os fazendeiros organizaram em Campo Grande – com a participação de ruralistas de peso no Congresso – o Leilão da Resistência, destinado a angariar recursos para o combate à ocupação de fazendas pelos povos indígenas.

You may also read!

Proprietária que reivindica terras em Jericoacoara é sobrinha de governadores da ditadura

Tios de Iracema Correia São Tiago governaram o Ceará e o Piauí durante os anos de chumbo; os três

Read More...

Clã que se diz dono de Jericoacoara foi condenado por fraude milionária em banco cearense

Ex-marido de Iracema São Tiago dirigiu o Bancesa, liquidado por desviar R$ 134 milhões da União e do INSS

Read More...

Prefeitura de SP nega superfaturamento e diz que obra de R$ 129 milhões segue “ritos legais”

Investigada por irregularidades, Ercan Construtora foi contratada para obra emergencial em talude na comunidade Morro da Lua, no Campo

Read More...

One commentOn Funai nomeia um coronel fazendeiro para coordenação de Campo Grande

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu