Funai nomeia um coronel fazendeiro para coordenação de Campo Grande

In De Olho nos Conflitos, Em destaque, Povos Indígenas, Principal, Últimas

Mato Grosso do Sul é estado com mais conflitos envolvendo povos indígenas no país, por causa do confinamento das etnias; militar substituirá Evair Borges, um Terena

A Fundação Nacional do Índio (Funai) nomeou o coronel da reserva Renato Vidal Sant’Anna, do Exército, para a coordenação regional em Campo Grande. Em substituição a Evair Borges, da etnia Terena. A medida foi publicada nesta quinta-feira (10/11) no Diário Oficial da União. Confira aqui a notícia publicada pelo MídiaMax: “Coordenador da Funai em MS é substituído por coronel do Exército“.

Em 2004, Sant’Anna possuía – conforme notícia da Agência Estado – uma fazenda de 3,6 mil hectares na região de Marabá, no Pará, onde comandava um batalhão de selva. O imóvel foi ocupado naquele ano por 85 famílias ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri).

O Mato Grosso do Sul é o estado com mais conflitos envolvendo terras indígenas no Brasil. Com dezenas de assassinatos em regiões de conflito registrados nos últimos anos, principalmente entre os Guarani Kaiowá e Terena. As etnias reivindicam terras tradicionais ocupadas por fazendeiros. Os ataques aos Guarani Kaiowá já foram denunciados pela ONU.

No fim de 2013, os fazendeiros organizaram em Campo Grande – com a participação de ruralistas de peso no Congresso – o Leilão da Resistência, destinado a angariar recursos para o combate à ocupação de fazendas pelos povos indígenas.

You may also read!

Com Bolsonaro, a vida na única reserva extrativista do Mato Grosso está mais difícil

Moradores contam que um avião sobrevoou as casas em fevereiro atirando veneno tanto quanto podia; Assembleia Legislativa tentou acabar

Read More...

Matopiba concentra mais da metade das queimadas no Cerrado

Uma das principais fronteiras do agronegócio no Brasil, região também lidera casos no acumulado de 2019, com aumento de

Read More...

Povos tradicionais e extrativistas traçam estratégias de resistência em defesa do Cerrado

Em sua 9ª edição, o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reuniu indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e

Read More...

One commentOn Funai nomeia um coronel fazendeiro para coordenação de Campo Grande

Leave a reply:

Your email address will not be published.