João Peres e Alceu Castilho abrem hoje 1ª Oficina sobre Imprensa e Questão Agrária

In De Olho na Imprensa, Em destaque, Últimas

Autores de “Corumbiara – caso enterrado” e “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro” falam sobre livros-reportagem

Começa nesta sexta-feira (09/12) a 1ª Oficina sobre Imprensa e Questão Agrária, “O Agro é Pop?”, promovida pelo De Olho nos Ruralistas. Em debate, hoje, os livros-reportagem. Serão eles uma alternativa, de fato, para jornalistas que se dispõem a aprofundar um tema? Quais as dificuldades do gênero, do trabalho de campo ao mercado editorial? A grande imprensa divulgou os dois livros? Como atingir um público maior a partir de reportagens de maior fôlego?

O convidado especial deste módulo é o jornalista João Peres, autor de “Corumbiara – caso enterrado” (Elefante, 2015). Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), ele mergulhou na história do massacre de Corumbiara, em Rondônia, caso que marcou o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), ao lado do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Quais os detalhes que nunca chegaram ao público? Os assassinos foram punidos?

O editor do De Olho nos Ruralistas, Alceu Castilho, também formado na USP, fala sobre “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro” (Contexto, 2012). O livro faz uma radiografia sobre a posse de terras por políticos, de prefeitos a governadores, passando pelas bancadas ruralistas nas Assembleias e no Congresso. Entre os desdobramentos do livro está a criação de um observatório sobre agronegócio no Brasil – o De Olho.

livro03

A oficina é direcionada a jornalistas, estudantes, profissionais de ONGs e movimentos sociais que trabalhem com questão agrária (o que inclui ambiente, povos indígenas, alimentação), ativistas e pesquisadores, entre outros interessados no tema. A taxa de inscrição é R$ 200. Quem participou da campanha de financiamento do observatório tem 50% ou (no caso dos que doaram pelo menos R$ 300) ou 100% de desconto. Assinantes do Outras Palavras também têm 50% de desconto.

A oficina será oferecida na Rua Conselheiro Ramalho, 945, no Bexiga, São Paulo. O curso é presencial – não será transmitido online. Para se inscrever, envie um email para [email protected] Ou clique aqui.

You may also read!

Agrotóxicos em plantações de tomates ameaçam quilombo na Chapada Diamantina

Danos do uso de agrotóxicos nas plantações de tomate e cebola à comunidade do Velame são apontados pelo Fórum

Read More...

Contra o avanço da direita, indígenas preparam “boom” de candidaturas nas eleições de 2020

Pela primeira vez, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) criou uma plataforma para reunir e apoiar candidatos;

Read More...

Esplanada da Morte (XX) — Entenda como Gabinete do Ódio politiza pandemia e põe vidas em risco

Arsenal de notícias falsas na órbita da família Bolsonaro atingiu opositores do presidente, minimizou efeitos da Covid-19 no Brasil

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.