Veto de Haddad à proibição de agrotóxicos em SP motiva nota de repúdio

In Agrotóxicos, De Olho na Comida, Principal, Últimas

Organizações como Greenpeace e Slow Food afirmam que decisão em dezembro foi vitória das empresas do setor

Projeto sobre a proibição de agrotóxicos que oferecem riscos à saúde da população e contaminação ambiental na cidade de São Paulo, aprovado dia 07 de dezembro na Câmara Municipal de São Paulo, foi integralmente vetado pelo ex-prefeito Fernando Haddad. O ato provocou repúdio de movimentos sociais e dos Conselhos de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

“Nos chamou atenção a ausência de fundamento jurídico nas razões do veto”, diz a nota lançada por mais de 30 movimentos, grupos e entidades ligados à agroecologia e segurança alimentar no município, entre eles Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Fórum Paulista de Combate Aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Greenpeace, Instituto Kairós, Instituto Polis, Associação Brasileira pela Reforma Agrária (Abra), Associação de Agricultores da Zona Leste, Movimento Slow Food e Movimento Urbano de Agroecologia (Muda-SP).

O documento afirma que o ex-prefeito desconsiderou questões relacionadas à produção, à comercialização e ao consumo de agrotóxicos, como a saúde pública, segurança alimentar, meio ambiente e saúde do trabalhador. “As razões do veto apenas se fundamentaram em questões econômicas e de arrecadação para o Estado oriundas da comercialização desses produtos, demonstrando que não considera relevantes as outras questões que envolvem o tema e sinalizando uma derrota da população e vitória das empresas do setor.”

Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio ao veto do PL 88991/2013:

Por uma São Paulo livre de agrotóxicos, com menos doenças e impactos ambientais!

Nós entidades, movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada nos Conselhos de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário abaixo relacionadas viemos a público lamentar a decisão do ex-prefeito Fernando Haddad de vetar integralmente o Projeto de Lei nº 891/2013, aprovado na Câmara Municipal de São Paulo em 07/12/2016, que trata da proibição de diversos agrotóxicos na cidade de São Paulo que oferecem riscos à saúde da população e contaminação ambiental. Ressaltamos que a Comissão de Constituição, Justiça e Legislatura emitiu parecer pela legalidade (nº 738/2014), explicitando que a proposta poderia prosperar e citando a Constituição Federal, Lei Orgânica do município e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no caso do amianto (ADI nº 3.937, Lei Estadual nº 12.684/07). Também, as comissões reunidas de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente; de Administração Pública; de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher; e de Finanças e Orçamento emitiram o parecer favorável à propositura em (parecer conjunto nº 1707/2014).

Nos chamou atenção a ausência de fundamento jurídico nas razões do veto, já que não são mencionados os dispositivos normativos constitucionais e infraconstitucionais que fundamentam a decisão. Além disso, é nítido que o prefeito desconsiderou outras questões relacionadas à produção, à comercialização e ao consumo de agrotóxicos, como a saúde pública, segurança alimentar, meio ambiente e saúde do trabalhador. As razões do veto apenas se fundamentaram em questões econômicas e de arrecadação para o Estado oriundas da comercialização desses produtos, demonstrando que não considera relevante as outras questões que envolvem o tema e sinalizando uma derrota da população e vitória das empresas do setor.

Depois da Lei 16140/2015 que obriga a inclusão dos Orgânicos na alimentação escolar cuja regulamentação (decreto 56913/2016) estabelece que até 2026, 100% da alimentação escolar municipal terá que ser orgânica, neste município que possui 25% de seu território em área de proteção de mananciais e que também deve cuidar da capina urbana do ambiente do mais populoso território do país, a população paulistana esperava que o Sr. Prefeito referendasse, ainda que parcialmente, a decisão da Câmara e desse mais uma demonstração de que a segurança alimentar e nutricional deve estar em prioridade em qualquer gestão pública, pois se trata da saúde da população e do ambiente em que esta habita.

Assim, a prefeitura de São Paulo estaria assumindo sua responsabilidade de oferecer alimentação saudável; solo, água e ar com menos contaminação química conforme comprovado em inúmeros estudos científicos disponíveis e apresentados no Dossiê da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, bem como na Carta aberta sobre o posicionamento do INCA – Instituto Nacional do Câncer (MS) sobre os efeitos comprovados negativos dos agrotóxicos na saúde. Portanto, estudos científicos comprovam que o aumento exponencial de inúmeras doenças crônicas, entre elas o câncer, não se explica mais preponderantemente pelo envelhecimento ou por problemas genéticos, mas, sobretudo, pelas questões ambientais, destacando-se aí a forte presença de agrotóxicos. Inclusive, dos 19 agrotóxicos mencionados no PL, três já passaram pelo processo de reavaliação pela Anvisa (dois foram liberados com restrições e um liberado integralmente), onze já estão banidos no Brasil e cinco estão atualmente em processo de reavaliação pela Anvisa, podendo ser banidos futuramente.

A sanção do projeto de lei atenderia à Carta Compromisso pelo Direito à Comida de Verdade na Cidade de São Paulo, assinada pelo ex-prefeito na qual solicitava explicitamente o combate de agrotóxicos: Combater continuamente o uso de agrotóxicos e transgênicos, buscando uma transição gradual para um território livre de venenos, por meio da proibição da pulverização aérea, do banimento dos agrotóxicos proibidos em seus países de origem, do monitoramento da contaminação de alimentos e da orientação de profissionais da educação e da saúde acerca dos danos causados por essas substâncias.

Também atenderia ao compromisso assumido pelo município de São Paulo junto ao Pacto de Milão, sendo mais uma estratégia inovadora adotada em sua gestão em prol da implementação de uma política efetiva de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme foi reconhecida pela FAO-Brasil em recente carta encaminhada à vossa excelência.

Assinam esta nota as entidades abaixo listadas.

Atenciosamente,

Entidades da sociedade civil integrantes de Conselhos e Comissões

CAE – Conselho de Alimentação Escolar

COMUSAN – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Comissão Gestora da Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar (Lei 1614/15 e Decreto 56.913/16)

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Movimentos, Grupos e Entidades

1. AAO – Associação de Agricultura Orgânica

2. ABD- Associação Biodinâmica

3. ABRA – Associação Brasileira pela Reforma Agrária

4. ACT Promoção da Saúde

5. Ação da Cidadania

6. Aliança pela alimentação adequada e saudável

7. ANC- Associação de agricultura Natural de Campinas

8. Associação de Agricultores da Zona Leste

9. Campanha Permanente contra os agrotóxicos e pela vida

10.  Circuito Sul de Circulação e comercialização de produtos da rede Ecovida

11.  CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados

12.  CSA Brasil

13.  Cooperapas

14.  Fórum Paulista de combate aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos

15.  Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional

16.  Greenpeace

17.   Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (IEA/USP)

18.  IBMF- Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional

19.  IDEC- Instituto de Defesa do Consumidor

20.  Instituto Kairós

21.  Instituto Nova União da Arte

22.  Instituto Polis

23.  Laboratório de Geografia Agrária da USP

24.  MICC- Movimento de Integração campo Cidade

25.  Movimento Slow Food

26.  Muda- SP (Movimento Urbano de Agroecologia)

27.  Observatório dos Conflitos Rurais em São Paulo

28.  Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável

29.  SINESP- SindiNutri SP

30.  VP Centro de Nutrição Funcional

You may also read!

Filho de Noman, prefeito de BH, trabalha para a Chevrolet, fundadora da Stock Car

Prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD) tem sido alvo de críticas pela derrubada de 63 árvores na região

Read More...

Conheça o Instituto Harpia Brasil e suas ligações com o movimento Invasão Zero

Organização ultraconservadora se lança nacionalmente com Bolsonaro e na Bahia com Dida Souza,  fundadora do Invasão Zero, presente em

Read More...

Saiba quem são os líderes ruralistas que participaram de ato pró-Bolsonaro na Paulista

Membros-chave da Frente Parlamentar da Agropecuária estiveram presentes na manifestação do domingo; entre eles estão políticos financiados por invasores

Read More...

One commentOn Veto de Haddad à proibição de agrotóxicos em SP motiva nota de repúdio

  • Agora é ficar “De Olho” na dívida de campanha do ex-prefeito, da ordem de oito milhões de reais (existente até dezembro de 2016). Ele, assim como muitos outros candidatos, atrapalharam-se com as novas regras referentes ao financiamento privado de campanha.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu