Márcio Santilli, do ISA, diz que redução em UCs “esquartejará” a Amazônia

In Amazônia, De Olho no Ambiente, Desmatamento, Em destaque, Principal, Últimas

Em artigo na Folha, diretor do Instituto Socioambiental critica projeto que prevê 1 milhão de hectares a menos em Unidades da Conservação

Ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Santilli prevê o “esquartejamento definitivo” da Amazônia caso a sociedade não responda aos projetos, no Congresso e no Executivo, que afetam diretamente o bioma. Ele se refere especificamente a um projeto – acertado com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha – que retira 1 milhão de hectares de cinco unidades de conservação criadas no fim do governo Dilma Rousseff.

Santilli é diretor do Instituto Socioambiental. Foi deputado federal pelo PMDB, nos anos 80. O artigo “Amazônia esquartejada“, publicado neste domingo na Folha, lembra que o projeto apresentado a Padilha por deputados e senadores do Amazonas extingue a Área de Proteção Ambiental de Campos de Manicoré e diminui as áreas do Parque Nacional de Acari, da Reserva Biológica de Manicoré e das Florestas Nacionais de Urupadi e Aripuanã.

Segundo Santilli, 80% dos casos de desmatamento na Amazônia ocorrem em até 30 quilômetros das estradas pavimentadas. As florestas de Urupadi e Aripuanã ficam ao longo das BRs 230 e 319, no sul do Amazonas. Ele escreve que os últimos governos vêm reduzindo a extensão das áreas de conservação (federais e estaduais) na Amazônia, “liberando áreas que ficam à mercê de invasões, desmatamento e grilagem”.

O ambientalista diz que estão se abrindo fendas “transversais, contínuas e expansivas” na região, de sul para norte e de leste para oeste, “projetando um cenário de esquartejamento definitivo da floresta”. Uma das consequências seria o impacto nos padrões de distribuição de umidade. Ou seja, nas chuvas “que suprem as principais regiões agrícolas e metropolitanas do Brasil e dos países do Cone Sul”.

You may also read!

Prefeito de SP afirma que lotes em sítio estão “em regularização”

Série "Endereços" contou que Ricardo Nunes possui treze lotes em Engenheiro Marsilac, na APA Capivari-Monos, mas apenas quatro estão

Read More...

Sítio de Ricardo Nunes no extremo sul de SP fica em loteamento irregular

Prefeito tem treze lotes em Engenheiro Marsilac, na APA Capivari-Monos, mas apenas quatro estão em nome dele; De Olho

Read More...

Prefeito de Eldorado do Sul terraplanou terreno em APA às margens do Rio Jacuí

Empresa em nome de sua família foi investigada pelo Ministério Público após aterrar área de "banhado" da Área de

Read More...

One commentOn Márcio Santilli, do ISA, diz que redução em UCs “esquartejará” a Amazônia

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu