FS Bioenergia confunde o termo inglês com “grilagem”, palavra que não foi utilizada pela reportagem; land grabbing é um processo de aquisição de terras por grandes grupos
A FS Bioenergia enviou uma carta do De Olho nos Ruralistas – definida como nota de esclarecimento – sobre notícia publicada no dia 11: “Temer inaugura, no MT, usina de etanol que pertence a conselheiro de Trump“. A usina de etanol de milho foi inaugurada pelo presidente Michel Temer, em sua primeira viagem ao Mato Grosso desde que assumiu a presidência. Pertence ao estadunidense Bruce Rastetter, um republicano que lidera as doações de campanha para o Partido Republicano no Iowa.
O grupo confunde o termo inglês land grabbing com grilagem. Não são sinônimos. Em nenhum momento o observatório utilizou a palavra “grilagem”. Grilagem é um processo de aquisição ilegal de terras, relacionado à falsificação de documentos e, em geral, ligado também à violência. Não é o caso do land grabbing, um processo mundial que costuma ser definido no Brasil como estrangeirização, ou aquisição de propriedades por grandes grupos estrangeiros – como exposto na reportagem. Que também se referiu à autorização da propriedade pelo Incra.
Segue a resposta da FS Bioenergia:
Nota de esclarecimento
Com relação à matéria “Temer inaugura, no MT, usina de etanol que pertence a conselheiro de Trump”, publicada no dia 11 de agosto de 2017 , a FS Bioenergia informa que:
A empresa segue todos os procedimentos requeridos em lei para a aquisição de terras e refuta veementemente a referência ao “land grabbing” citado na matéria, uma vez que este se traduz em grilagem, o que não está de acordo com a filosofia da empresa e não é praticado pela mesma.
O presidente Michel Temer não pousou na propriedade do Summit Agricultural Group , e sim, na Fazenda Boa Vista, que não tem relação com o grupo.
A SB Agrícola, pessoa jurídica estrangeira (Summit Brazil e Summit Group) é uma empresa de arrendamento de terras para cultivo de soja e milho e possui a autorização de aquisição de terras rurais, publicada no Diário Oficial da União, Portaria nº511 de 6 de setembro de 2013, nos termos da Instrução Normativa INCRA nº 76 e de toda legislação brasileira aplicável em vigor.
A FS Bioenergia possui investimento 100% privado, sem nenhum subsidio governamental”.