Temer extingue Reserva Nacional de Cobre e põe terras indígenas do PA e AP em risco

In De Olho no Ambiente, De Olho nos Retrocessos, Em destaque, Governo Temer, Povos Indígenas, Principal, Últimas

Decreto publicado no Diário Oficial afeta área maior que Holanda ou Dinamarca; WWF aponta ameaça de explosão demográfica, desmatamento e acirramento dos conflitos

O Diário Oficial da União publicou hoje decreto do presidente Michel Temer que extingue a Reserva Nacional de Cobre, uma área de 4,7 milhões de hectares do tamanho do Butão (maior que a Suíça, a Holanda ou a Dinamarca), no Pará e no Amapá. O decreto 9.142, que revoga seus antecedentes de 1984 e 1985, foi assinado também pelos ministros das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e Sergio Westphalen Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional.

O texto diz que a extinção “não afasta a aplicação de legislação específica sobre proteção da vegetação nativa, unidades de conservação da natureza, terras indígenas e áreas em faixa de fronteira”. Para o WWF, porém, a medida coloca em risco nove áreas protegidas, entre elas as Terras Indígenas Waiãpi [na foto principal, de Mario Vilela, da Funai], no Amapá, e Rio Paru d`Este, no Pará.

As demais áreas que podem ser afetadas são o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, as Florestas Estaduais do Paru e do Amapá, a Reserva Biológica de Maicuru, a Estação Ecológica do Jari, a Reserva Extrativista Rio Cajari e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.

O WWF-Brasil divulgou, em julho, relatório sobre os impactos prováveis dessa área para a exploração de minérios. O diretor-executivo da organização, Maurício Voivodic, falou em “explosão demográfica, desmatamento, comprometimento dos recursos hídricos, perda de biodiversidade, acirramento dos conflitos fundiários e ameaça a povos indígenas e populações tradicionais”.

You may also read!

Votos que livraram Eduardo Bolsonaro de cassação saíram da bancada ruralista

Dos onze votos contrários à cassação do filho do ex-presidente, onze foram de integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária,

Read More...

Lobista de farmacêutica blindada por Hugo Motta foi sócio de sua esposa

Primeiro vídeo investigativo da série De Olho nos Lobbies mostra a trajetória política do presidente da Câmara e como

Read More...

Observatório inicia investigação inédita sobre os parlamentares e seus lobbies

Um ano antes do primeiro turno, De Olho nos Ruralistas inicia cobertura eleitoral esmiuçando as conexões entre poderes público

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu