De Olho nos Ruralistas e ONG alemã lançam relatório sobre acordo União Europeia e Mercosul

In Bancada Ruralista, De Olho na Política, De Olho no Agronegócio, De Olho nos Conflitos, Em destaque, Governo Bolsonaro, Principal, Publicações, Últimas

Observatório e Regenwald mostram como organizações do campo no Brasil e Paraguai veem o acordo comercial, desenvolvido sem consulta à sociedade civil; lançamento ocorre em webinar nesta sexta, dia 8, com antropóloga Jozi Kaingang e Bico Rodrigues, da Conaq

Por Bruno Stankevicius Bassi

Assinado em junho de 2019, após duas décadas de negociações e impasses, o Acordo de Associação entre a União Europeia e o Mercosul foi comemorado com grande alarde pelo governo de Jair Bolsonaro. A assinatura foi também celebrada pelo agronegócio, setor que mais tem a ganhar com a redução das tarifas aplicadas pelo bloco europeu às exportações brasileiras. Por meio da Confederação Brasileira da Agricultura (CNA) e de sua então presidente, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), foi esse setor que encabeçou o lobby pela retomada das negociações.

Essa história é contada em detalhes no novo projeto de pesquisa do observatório, o relatório “Acordo União Europeia-Mercosul: sem participação, cortando florestas e direitos“, lançado em parceria com a ONG alemã Rettet den Regenwald (Salva la Selva) e com o Centro de Pesquisa e Documentação Chile-América Latina.

O documento contextualiza o lobby ruralista pela aprovação do acordo comercial, que agora depende de ratificação dos países membros dos dois blocos. E traz relatos de líderes sociais e pesquisadores do Brasil e Paraguai, demonstrando a falta de diálogo durante as negociações e as críticas dos movimentos sobre a fragilidade de medidas de contenção ao desmatamento, grilagem e retirada de direitos dos povos indígenas, quilombolas e camponeses.

O relatório será lançado nesta sexta-feira (08), às 13h, durante um webinar — com tradução simultânea português-alemão — que contará com a participação da antropóloga indígena Joziléia Kaingang, do coordenador nacional da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) Denildo Rodrigues e com o integrante da ONG PowerShift Jeremy Oestreich.

Baixe o relatório aqui.

ACORDO TEVE ATUAÇÃO DIRETA DA SENADORA KÁTIA ABREU

Um fato pouco conhecido em relação às negociações do acordo entre UE e Mercosul é a participação ativa do agronegócio ao longo das negociações. Inicialmente travado em função da pressão de agricultores europeus pra restringir a suspensão de tarifas para produtos brasileiros, o acordo deslanchou a partir de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff.

Um dos principais atores por trás da retomada nas conversas foi a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que reúne 1.957 sindicatos rurais em todo país e é uma das entidades mantenedoras do Instituto Pensar Agro (IPA), responsável por financiar as atividades da Frente Parlamentar da Agropecuária, principal braço da bancada ruralista no Congresso.

Senadora Kátia Abreu (PP-TO) possui interesses diretos no acordo. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Ainda em 2013, a CNA havia aberto um escritório de representação em Bruxelas, sede da Comissão Europeia. Sob a presidência da senadora Kátia Abreu, atuou em missões bilaterais junto ao governo brasileiro, buscando apoio dos demais países do bloco para destravar a negociação. “Usaremos todos os instrumentos legais e democráticos para mudar o acordo no Mercosul”, chegou a afirmar Kátia durante painel em Bruxelas.

Durante o governo Temer, a confederação lançou a Aliança AgroBrazil, um grupo de associações do setor agropecuário reunido para intervir em negociações comerciais e, especialmente, nas discussões do acordo UE-Mercosul.

Além da CNA, compõem a AgroBrazil a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), entre outras. Todas elas são membros do IPA.

Confira mais detalhes no relatório e assista ao evento de lançamento!

SERVIÇO:

Evento: Webinar “Brasil e o acordo de livre comércio UE-MERCOSUL: passe livre para o agronegócio”
Data: 08/10/2021, às 13h (horário de Brasília)
Realização: Rettet den Regenwald
Mediação: Christian Russau (FDCL)
Debatedores: Jeremy Oestreich (PowerShift), Bruno Stankevicius Bassi (De Olho nos Ruralistas), Joziléia Kaingang (Apib), Denildo Rodrigues (Conaq)
Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/81154088389  (ID: 811 5408 8389)

*Evento com tradução simultânea português-alemão

Foto principal (Reprodução/Nações Unidas): Jair Bolsonaro e o presidente francês Emmanuel Macron, lados opostos nas discussões sobre o acordo comercial

You may also read!

Doador de campanha de Nikolas protagoniza conflito com quilombolas em Minas

Sócio da Ônix Céu Aberto, Gabriel Baya Andrade doou R$ 20 mil para o deputado, líder de campanha contra

Read More...

Tigrinho, golpistas e ex-sócio de Trump: quem financiou Nikolas Ferreira?

De Olho nos Ruralistas conta quem são os doadores de campanha do deputado mineiro, articulador das notícias falsas que

Read More...

Vídeo mostra como mercado, imprensa, Legislativo e Judiciário naturalizaram Bolsonaro

De Olho nos Ruralistas reúne informações e imagens sobre a ascensão do político patrocinada por empresários e jornalistas; omissão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu