Série de vídeos escancara mentiras do presidente

In De Olho na Política, Em destaque, Principal, Últimas

“Ele Mente” rebate, com informações, falácias repetidas por Jair Bolsonaro sobre fome, Covid, corrupção e outros temas de interesse público; você pode baixar e compartilhar as peças diretamente das redes sociais 

Por Mariana Franco Ramos

As sucessivas e compulsivas mentiras de Jair Bolsonaro e de sua equipe são o tema da série de vídeos “Ele Mente”, que De Olho nos Ruralistas lançou neste segundo turno das eleições. Serão dez peças no total, publicadas no YouTube e nas redes sociais do observatório.

As cinco primeiras já estão disponíveis. Elas tratam da fome, que atinge 33 milhões de brasileiros, do desrespeito com as mulheres, do aumento da criminalidade em função do acesso facilitado a armas de fogo, da corrupção crescente no governo e da tentativa de compra de votos de eleitores mais pobres.

Cada leitor pode utilizar o material como quiser, em suas redes. Mencionando, claro, as fontes enumeradas em cada vídeo. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), por exemplo, repercutiu em seu Instagram o material sobre a fome, em sua versão menor, de 1 minuto. Confira aqui o vídeo sobre o tema:

OBSERVATÓRIO DEFENDE POSICIONAMENTO DA IMPRENSA, DIANTE DE UM PAÍS EM RISCO

“De Olho nos Ruralistas não se alinha com setores da imprensa coniventes com o fascismo”, destaca o diretor e editor-chefe do observatório, Alceu Luís Castilho. “E o fascismo pressupõe a manipulação diária dos cidadãos e dos eleitores”.

— Diante do estrago por décadas que significaria a reeleição de Bolsonaro, optamos por ir além dos nossos temas habituais para expor, didaticamente, algumas das mentiras mais escandalosas protagonizadas pelo presidente.

Nos materiais seguintes, lembramos, por exemplo, que não foi o atual governo que criou o auxílio-emergencial de R$ 600. O capitão queria dar só R$ 200. Foi o Congresso, pressionado pela pandemia e pelos dados de insegurança alimentar, que decidiu pelo valor.

Também destacamos os escândalos do “Bolsolão” (ou orçamento secreto), das vacinas superfaturadas, das barras de ouro distribuídas para pastores no Ministério da Educação (MEC) e dos sigilos de 100 anos.

DESCASO COM A PANDEMIA RESULTOU EM 700 MIL MORTES 

Peças estão disponíveis nas redes sociais. (Imagem: De Olho nos Ruralistas)

O próximo vídeo vai abordar o descaso com a pandemia. Bolsonaro afirma que não houve atraso na compra de imunizantes no Brasil, o que não é verdade. Além de debochar da vacinação, ele indicou remédios comprovadamente ineficazes para combater a Covid, como a hidroxicloroquina, e deixou faltar oxigênio nos hospitais. Como resultado, quase 700 mil brasileiros morreram, inclusive crianças.

Segundo Castilho, não custa lembrar que estamos falando de vidas. “Seja no caso da fome ou da Covid, seja no caso das mulheres, os temas mostram que os meios de comunicação não podem ficar passivos, como se estivéssemos diante de uma disputa por filigranas”, afirma. “E o mesmo vale para a destruição ambiental, tema de alguns dos próximos vídeos da série”.

Em 30 de outubro, o país terá a chance de dar fim a esse projeto genocida executado por Jair Bolsonaro. Os leitores podem acessar e baixar as peças de “Ele Mente” no nosso Twitter, no Facebook, no YouTube e no Instagram e enviá-las diretamente para os seus contatos. Vamos juntos, contra a mentira, o ódio e a violência.

| Mariana Franco Ramos é jornalista. |

Imagem principal (De Olho nos Ruralistas): observatório se coloca contra a manipulação e a mentira difundidas por Bolsonaro

You may also read!

Estudo identifica pelo menos três mortes ao ano provocadas por agrotóxicos em Goiás

Pesquisadores da Universidade de Rio Verde identificaram 2.938 casos de intoxicação entre 2012 e 2022, que causaram câncer e

Read More...

Quem é César Lira, o primo de Arthur demitido do Incra

Exonerado da superintendência do Incra em Alagoas, primo do presidente da Câmara privilegiou ações em Maragogi, onde planeja disputar

Read More...

Reportagem sobre Arthur Lira ganha Prêmio Megafone de Ativismo

Vencedor da categoria Mídia Independente, dossiê do De Olho nos Ruralistas detalha face agrária e conflitos de interesse da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu