Conheça a fazenda-TV de Arnaldo Cezar Coelho

In De Olho na Imprensa, De Olho no Agronegócio, Em destaque, Principal, Últimas

Ele possui a TV Rio Sul, retransmissora da Globo em Resende (RJ); a sede é a réplica de uma antiga fazenda cafeeira pertencente ao comentarista e ao irmão Ronaldo Cezar Coelho, ex-deputado e banqueiro; face empresarial e agrária de Arnaldo é bem menos conhecida

Por Alceu Luís Castilho

O comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho não poderá participar da transmissão do jogo do Brasil contra Marrocos, amanhã (25), no canal de Galvão Bueno. A Globo vetou. O próprio Galvão contou o motivo: Coelho possui uma retransmissora do canal. E o contrato não permite. Essa emissora chama-se TV Rio Sul e fica em Resende (RJ). A sede é uma réplica de uma fazenda colonial em Vassouras (RJ) que também pertence a Coelho, por meio da empresa Samambaia Participações.

A antiga fazenda escravista de 109 alqueires em Vassouras foi adquirida em 1983 pela Samambaia por Arnaldo e seu irmão, Ronaldo Cezar Coelho, que foi deputado federal por quatro mandatos e também é onhecido por sua face empresarial e fortuna como banqueiro. Arnaldo também atuou no mercado financeiro, ganhou muito dinheiro com mercado futuro na corretora Liquidez, como ele já contou algumas vezes.

E hoje não é somente um comentarista de futebol, mas um empresário com iniciativas em diversos setores, entre eles o imobiliário. O capital social de suas empresas ultrapassa R$ 200 milhões. Ronaldo possui mais de R$ 5 bilhões. Seu fundo de investimentos Samambaia — o mesmo nome da empresa com Arnaldo — é o principal acionista da BR Distribuidora.

Fazenda São Fernando, dos irmãos Cezar Coelho, em Vassouras (RJ). (Imagem: TV Rio Sul)

A relação de Arnaldo Cezar Coelho com a Globo sempre foi muito boa. Além de possuir uma afiliada, característica em comum com o diretor Boninho, que possui uma retransmissora no lado paulista do Vale do Paraíba, a fazenda dele em Vassouras foi sede de várias novelas, como “Salvador da Pátria” (1989), “Mulheres de Areia” (1993), “Coração de estudante” (2002) e “Ouro Verde” (2017).

Em “Salvador da Pátria, novela de Lauro César Muniz, o ator Lima Duarte brilhou como o boia-fria Sassá Mutema. A trama tem fazendeiros, banqueiro, políticos. O tema de abertura, “Amarra o teu Arado a uma Estrela”, era de Gilberto Gil:

Se os campos cultivados neste mundo
São duros demais
E os solos assolados pela guerra
Não produzem a paz
Amarra o teu arado a uma estrela
E aí tu serás
O lavrador louco dos astros
O camponês solto nos céus

A família Coelho não foi a responsável pelo período cafeeiro e escravista da fazenda em Vassouras. Ali viviam mais de cem escravos, como mostra um artigo acadêmico sobre o suicídio do escravo Felisberto. Restaurada por Ronaldo, ela tem hoje atividades culturais, de arqueologia e museologia, e está aberta para visitas, com direito a divulgação na emissora do irmão.

| Alceu Luís Castilho é diretor de redação do De Olho nos Ruralistas. |

Foto Principal (TV Rio Sul): sede da retransmissora, em Resende, faz referência à fazenda em Vassouras

You may also read!

Agrogolpistas: desmatador histórico do Pantanal financiou bloqueios golpistas em rodovias

Responsável por desmate químico de 81 mil hectares em Barão de Melgaço (MT), fazendeiro Claudecy Lemes promoveu bloqueio de

Read More...

Agrogolpistas: BTG Pactual compra soja de dez investigados por financiar atos antidemocráticos

Documento lista contratos de fornecimento com empresários que bloquearam rodovias e apoiaram acampamentos; banco de André Esteves empregou líderes

Read More...

Agrogolpistas: empresa que enviou caminhões para QG golpista recebeu prêmio de excelência da Syngenta

Multinacional concedeu Prêmio Raízes 2024 à Agrosyn; dois anos antes, distribuidora enviou caminhões a bloqueios e teve contas bloqueadas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu