De Olho nos Ruralistas faz oito anos e debate o impacto ambiental dos cem maiores municípios

In De Olho na Imprensa, De Olho na Política, De Olho no Agronegócio, De Olho no Ambiente, Em destaque, Principal, Últimas

Observatório lança campanha por mais 300 apoiadores; dossiê “Os Gigantes” conta quem comanda cem prefeituras em uma área que soma 37% do território brasileiro; lançamento em SP tem exibição de documentário sobre a líder camponesa Elizabeth Teixeira

Por Alceu Luís Castilho

De Olho nos Ruralistas lança nesta quinta-feira (05) o dossiê “Os Gigantes”, que traça o perfil político e ambiental dos cem maiores municípios do país. Eles ficam na Amazônia, Cerrado e Pantanal e somam 37% do território brasileiro. Quais os impactos ambientais e climáticos das gestões municipais no Brasil e no planeta?

O evento marca o aniversário de oito anos do observatório e o lançamento de nova campanha institucional. A meta é alcançar 300 novos apoiadores ainda este ano para manter, em 2025, uma equipe premiada de jornalistas investigativos e de pesquisadores de várias disciplinas. De repórteres, de editores, de produção audiovisual. Você pode apoiar clicando aqui.

Para divulgar os principais dados do relatório será realizado um debate com Carolina Bataier, jornalista do Brasil de Fato e uma das pesquisadoras do projeto; Suely Araújo, do Observatório do Clima; e Gilmar Mauro, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A mediação é de Bruno Bassi, coordenador de pesquisas do De Olho.

O evento ocorrerá no Armazém do Campo, em São Paulo, no auditório da Casa Cultural do Povo Brasileiro, no segundo andar. Contará com uma delegação dos povos Guarani da Terra Indígena Jaraguá e com a exibição do documentário “Elizabeth”, filme vencedor do júri popular na 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental no Festival de Vitória.

Confira abaixo o vídeo comemorativo dos 8 anos do observatório:

CAMPANHA DESTACA OITO MOTIVOS PARA FICAR DE OLHO NO PODER

De Olho nos Ruralistas teve uma pré-história em 2013 e 2014, com uma série de vídeos e entrevistas que analisavam a emergência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) como principal bloco de poder do Congresso. Em 2016, consolidou-se como um projeto jornalístico e de pesquisa, com redação própria e recursos obtidos inicialmente com uma vaquinha virtual, depois campanha de assinaturas.

Observatório precisa de 300 apoiadores para manter equipe premiada de jornalistas e pesquisadores.

Era o ano do impeachment de Dilma Rousseff, apoiado em massa pelas associações do agronegócio. Michel Temer dava início ao desmonte ambiental em aliança com a FPA. Durante uma cobertura sobre bancada ruralista e mudanças climáticas, em Brasília, a equipe do De Olho foi expulsa da mansão onde a frente faz almoços semanais e recebe lobistas e a imprensa.

Em oito anos, o Brasil teve pandemia, teve a matança promovida pelo governo Bolsonaro e teve a “boiada” nos ministérios e no Congresso, com ainda mais flexibilização de leis ambientais. O campo popular venceu as eleições de 2022, mas o agronegócio continua com amplo poder no Planalto.

De Olho nos Ruralistas expõe os donos do país, dando nome aos bois e sem ceder a quem promove o desmatamento e a violência no campo. De Olho no Brasil, em seus políticos, de olho nas empresas do mundo todo que se apropriam de nossas riquezas. De Olho em quem rouba as terras indígenas, quem mente em rede nacional, quem acumula poder no Congresso para chantagear e derrubar presidentes.

O observatório celebra essa trajetória com um vídeo institucional. Ele enumera oito motivos para apoiar a nossa equipe de pesquisa, jornalismo e produção audiovisual. Os donos do poder no Brasil confundem-se historicamente com os proprietários de terra, os latifundiários, repaginados na palavra agronegócio e na sua abreviação “agro”, que extirpa a palavra negócio.

Temos mostrado que eles não são democráticos nem se importam com a diversidade de culturas, de povos, de biomas. Parafraseando o verso dos Titãs sobre a miséria, costumamos dizer que monocultura é monocultura em qualquer canto. Riquezas são diferentes. As riquezas dos povos do campo, dos camponeses, dos indígenas, dos quilombolas, de quem protege o ambiente e promove alimentação saudável.

Nos próximos meses faremos uma divulgação atualizada de quantos apoios faltam para atingirmos nossa meta emergencial.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

19h00: Exibição do documentário “Elizabeth” (18 minutos), sobre Elizabeth Teixeira, líder das Ligas Camponesas e protagonista do clássico “Cabra Marcado para Morrer”

19h30: Apresentação do vídeo dos 8 anos do De Olho nos Ruralistas

20h00: Lançamento e debate sobre o dossiê “Os Gigantes”

21h30: Ato com os Guarani da Terra Indígena Jaraguá

SERVIÇO

🗓️ Quinta-feira, 05 de setembro

🕖 19 horas

👩🏽‍🌾 No Armazém do Campo

📍 Al, Nothmann, 806, 2o andar, São Paulo (SP)

| Alceu Luís Castilho é diretor de redação do De Olho nos Ruralistas. |

Imagem principal (De Olho nos Ruralistas): observatório lança campanha para conquistar 300 apoiadores

You may also read!

Os Gigantes: municípios administrados por latifundiários retornam a lista de desmatadores

Marcelândia e Querência (MT) deixaram lista prioritária do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia

Read More...

Prefeituras na Amazônia não têm estrutura para lidar com queimadas e desastres ambientais

Ministério Público de Contas do Amazonas conclui que nenhuma possui plano de contingência contra enchentes, secas e queimadas; no

Read More...

Vídeo mostra destino dos demais integrantes da quadrilha que levou à condenação de Pablo Marçal

Nono episódio da série Endereços mostra onde estão Neném, Johny e Magaiver, que também operavam o esquema de "phishing"

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu