Um ano antes do primeiro turno, De Olho nos Ruralistas inicia cobertura eleitoral esmiuçando as conexões entre poderes público e privado no Congresso; primeiras reportagens tratam do presidente da Câmara, Hugo Motta
Por Bruno Stankevicius Bassi

Qual a relação entre os parlamentares e as empresas? Como os megaempresários influenciam o Congresso? E o que eles ganham em troca?
De Olho nos Ruralistas inaugura, um ano antes das eleições, uma cobertura especial chamada De Olho nos Lobbies. Durante 12 meses, o observatório investigará as relações entre empresas e parlamentares. Serão dezenas de vídeos, reportagens e relatórios, revelando as conexões pouco republicanas que ocorrem entre os setores público e privado.
O primeiro vídeo da série, publicado hoje (16) em nosso canal no YouTube, trata das relações entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com a indústria farmacêutica. Sua esposa, Luana Medeiros Motta, foi sócia do principal lobista da Blau Farmacêutica, empresa beneficiada em contratos superfaturados de remédios que o deputado paraibano ajudou a blindar, como relator, em 2017.
Assinados pelo ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR) — hoje deputado e aliado de Motta — esses contratos se referiam à compra emergencial de medicamentos utilizado no tratamento de pacientes com câncer, insuficiência renal e hepatite C.
Confira o vídeo para saber mais:
AGRONEGÓCIO, MINERAÇÃO, FARMACÊUTICAS, BETS E MUITO MAIS
Ao longo de nove anos, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi e continua sendo um dos principais temas deste observatório. A equipe do De Olho nos Ruralistas monitora diariamente as ações da bancada ruralista. Tanto de sua face institucional — a FPA, seus deputados e senadores — quanto de sua face oculta, o Instituto Pensar Agro (IPA), responsável pela interação com o setor privado.

Em 2022, publicamos o relatório “Os Financiadores da Boiada: como as multinacionais do agronegócio sustentam a bancada ruralista e patrocinam o desmonte socioambiental“, detalhando a cadeia de operação do IPA. Na época, o think tank ruralista contava com 48 organizações associadas. Hoje são 58.
Um concerto de lobbies que vai do eucalipto ao biodiesel. Do café aos agrotóxicos. Passando pela poderosa Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Essa que, nos últimos anos, tornou-se alvo do Supremo Tribunal Federal (STF) pela participação de seus executivos na organização e financiamento de atos antidemocráticos, conforme relatamos no dossiê “Agrogolpistas“, publicado em junho deste ano.
Já falamos de alguns dos parlamentares que compõem a FPA e de suas relações com o empresariado na editoria De Olho no Congresso, disponível em nosso canal no YouTube desde agosto de 2021. Entre eles, o capixaba Evair de Melo (PP-ES), que defende não apenas um, mas cinco setores do agronegócio — incluindo a empresa Caliman Agrícola, uma das maiores exportadoras de mamão do Brasil, pertencente à família de sua esposa. Ou ainda Nikolas Ferreira (PL-MG), cuja lista de doadores de campanha inclui donos de madeireiras e mineradoras em conflito com comunidades indígenas e quilombolas.
Desta vez iremos além. De Olho nos Lobbies falará de mineração, de farmacêuticas, de bancos, de bets e muito mais. Esses setores não estão isolados do território. Eles geram impactos nos rios, no ar, no solo e nas comunidades tradicionais — essas que raramente se veem representadas no Congresso. E costumam estar intimamente ligados ao agronegócio, seja quando os donos dessas empresas investem em fazendas ou empresas agropecuárias, ou pela articulação junto à bancada ruralista para flexibilização de regras ambientais, como no PL da Devastação.
INTERATIVIDADE COM O PÚBLICO SERÁ DIFERENCIAL DA SÉRIE
Pela primeira vez no observatório, De Olho nos Lobbies será uma campanha interativa e aberta à participação do público. Nossos leitores e espectadores poderão enviar informações sobre os deputados e senadores de sua região para os nossos contatos ou pedir temas específicos. As sugestões podem ser enviadas para o email contato@deolhonosruralistas.com.br ou através de nossas redes sociais.
A proposta tem como objetivo acumular o máximo de informações para que, em outubro de 2026, cheguemos com um volume substancial de dados sobre um dos grandes nós da democracia brasileira.
Confira abaixo o vídeo da campanha De Olho nos Lobbies:
Imagem em destaque (De Olho nos Ruralistas): campanha mostrará os bastidores das relações entre o setor público e o privado
| Bruno Stankevicius Bassi é coordenador de pesquisa do observatório. |


