Agropecuária e energia serão as vilãs dos gases de efeito estufa no Brasil em 2030

In De Olho no Ambiente, Desmatamento, Mudanças Climáticas, Principal, Últimas

Projeção do Observatório do Clima diz que setores substituirão o desmatamento como causa principal; agropecuária emitirá 470 milhões de toneladas, quantidade similar à atual, em um  total brasileiro de 1 bilhão; a energia, 654 milhões

A agropecuária já é a vilã da emissão de gases do efeito estufa no Brasil, caso coloquemos o desmatamento em sua conta. Este tem sido a principal causa de emissão, com folga, nos últimos anos, e é o setor agropecuário o beneficiado pela destruição das florestas. Somados a agropecuária e o desmatamento, a participação no total de emissões em 2014 foi de 66%, informou na terça-feira o Observatório do Clima. Com 23% para a agropecuária propriamente dita, o restante para o desmatamento. Desse subtotal de 23%, 3/4 se devem à pecuária, principalmente a bovina.

O Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa, porém, projeta uma diminuição radical do desmatamento, até 2030. Nesse ano as participações mais significativas serão da energia, com 654 milhões de toneladas, e da agropecuária, com 470 milhões. A redução em relação a 2005 terá sido de 63%:

2
Fonte: Observatório do Clima

A projeção feita pelo Observatório do Clima indica que a emissão em 2030 pode ser 12% menor que a estimada pelo governo federal, destaca o SOS Mata Atlântica.

You may also read!

Família de juiz que mandou prender brigadistas foi multada duas vezes em Santarém por desmatamento

Embora as duas autuações sejam de 1996, um dos processos do Ibama contra a madeireira ainda está em curso;

Read More...

Onde era monocultura de cacau, os Tupinambá de Olivença plantam produtos orgânicos

Em pouco mais de quinze anos de luta, os indígenas da Serra do Padeiro resgataram área ocupada por mais

Read More...

Três deputados federais declaram propriedades em áreas públicas

Cristiano Vale (PR-PA) informa possuir terreno rural "sem documentos" e outro "em área devoluta"; Iracema Portela (PP-PI), uma ilha

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.