Syngenta responde a texto sobre morte de abelhas

In Agrotóxicos, Últimas

Em resposta a reportagem sobre exposição em São Paulo, multinacional suíça diz que está comprometida com a defesa da biodiversidade

A empresa suíça Syngenta respondeu a reportagem publicada pelo De Olho nos Ruralistas no dia 26 de janeiro, “Syngenta faz greenwashing com morte de abelhas“.  A multinacional diz defender a biodiversidade. E que o projeto descrito no texto – uma exposição sobre abelhas em São Paulo – está inserido num plano que prevê compromisso com a segurança alimentar global.

A resposta menciona parceria com outra gigante do agronegócio, a Fibria. A Syngenta informa ser a principal patrocinadora do programa Colmeias, da empresa de celulose, “que tecnifica e beneficia milhares de apicultores brasileiros”. Outro trecho da resposta se refere a um projeto de conservação da fauna polinizadora na Mata Atlântica, na Caatinga e no Cerrado.

Segue a nota enviada pela gerência de comunicação externa da empresa:

A Syngenta gostaria de esclarecer o que motiva as diversas iniciativas que desenvolve e apoia, bem como os investimentos que realiza em projetos com foco na coexistência entre a agricultura e a apicultura.

Tendo sua estratégia de negócios atrelada à Sustentabilidade desde suas origens, a Syngenta lançou, em 2013, o The Good Growth Plan, Plano de Agricultura Sustentável, por meio do qual expõe à sociedade seus compromissos com relação à segurança alimentar global. Constituído por três grandes pilares – (i) produzir mais com menos, (ii) preservar a biodiversidade e recuperar terras degradadas e (iii) melhorar a vida de comunidades rurais por meio de treinamentos, acessando também os pequenos produtores – o Plano é auditado por uma empresa externa e tem todos os seus resultados abertos ao público, disponibilizados por meio do Open Data Institute.

Ligados ao segundo pilar do Plano, por meio do qual a Syngenta visa promover a Biodiversidade, há uma série de projetos já implementados com foco na coexistência entre apicultura e agricultura e também na disseminação de informações sobre a polinização, temas que, acreditamos, não são de interesse exclusivo do campo. A parceria com o Instituto Biológico, onde inauguramos, nos últimos dois anos, o Planeta Inseto e o Recanto das Abelhas, compõe a lista desses projetos. Por meio desses espaços, contribuímos para que a temática da polinização seja conhecida e discutida pelo público urbano. E uma das frentes é justamente a da coexistência entra agricultura e apicultura, viável quando normas e boas práticas agrícolas, seguidas e disseminadas pela Syngenta, são atendidas.

Além da parceria com o Instituto Biológico, a Syngenta contribui diretamente para a instalação de meliponários para fins ambientais e de pesquisas, em parcerias com Universidades, como, por exemplo, Unesp e USP/ESALq. A empresa também é parceira da TNC – The Nature Conservancy -, que desde 2008 exerce um papel fundamental no que se refere à coexistência entre agricultura e biodiversidade, a partir da restauração de áreas florestais em alinhamento com o código florestal brasileiro e, assim, restabelecendo o habitat das diversas espécies da região do cerrado.

A Fibria também tem na Syngenta a principal patrocinadora do programa Colmeias, que tecnifica e beneficia milhares de apicultores brasileiros. Outra iniciativa da Syngenta que merece ser destacada é o Operation Pollinator, que tem por objetivo gerar modelos de conservação da fauna polinizadora em três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, consequentemente incrementando e conservando a biodiversidade desses biomas.

Por fim, a empresa afirma que está à disposição para conceder mais informações acerca de quaisquer parcerias, projetos, iniciativas que desenvolve, apoia ou patrocina”.

You may also read!

Doador de campanha de Nikolas protagoniza conflito com quilombolas em Minas

Sócio da Ônix Céu Aberto, Gabriel Baya Andrade doou R$ 20 mil para o deputado, líder de campanha contra

Read More...

Tigrinho, golpistas e ex-sócio de Trump: quem financiou Nikolas Ferreira?

De Olho nos Ruralistas conta quem são os doadores de campanha do deputado mineiro, articulador das notícias falsas que

Read More...

Vídeo mostra como mercado, imprensa, Legislativo e Judiciário naturalizaram Bolsonaro

De Olho nos Ruralistas reúne informações e imagens sobre a ascensão do político patrocinada por empresários e jornalistas; omissão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu