“Carne Fraca”: em defesa do agronegócio, PMDB infla dados sobre setor

In De Olho no Agronegócio, Em destaque, Empresas brasileiras, Governo Temer, Principal, Últimas

Em contra-ataque publicitário após Operação Carne Fraca, partido diz que setor é o que mais gera emprego e mais cresce no país. Será?

Diante da repercussão da Operação Carne Fraca, o PMDB disparou na segunda-feira (20/03) peças publicitárias em defesa do agronegócio na TV, rádio e internet. Num deles, intitulado “O presidente certo na hora certa”, a deputada Josi Nunes (PMDB-TO) cometeu uma sucessão de equívocos, revelou o site Aos Fatos, plataforma de checagem de notícias e discursos.

Primeiro: a deputada diz que o agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil. O site informa que o PIB de 2016 caiu 3,6%, segundo o último levantamento do IBGE. E o setor mais afetado foi a agropecuária, com uma queda de 6,6% – o setor de serviços caiu 2,7% e a indústria, 3,8%.

Segundo: alega que o agronegócio é o setor que mais emprega no país. Com dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o Aos Fatos mostra outra realidade: nos últimos cinco anos, o comércio foi o setor que mais empregou, com 19,6%. A agricultura e a pecuária estão em 6º lugar, com 9,9% da população ocupada – atrás do setor público (17,2%), indústria (12,6%), indústria de transformação (11,2%) e setor de informação, comunicação e atividades financeiras (10,8%).

Além disso, a participação do agronegócio na geração de empregos está em declínio desde 2012:

O setor de serviços, em especial o do comércio, que cumpre a função que o PMDB diz ser do agronegócio no país
É o setor de serviços que mais emprega no país, e não o agronegócio

PICANHA VENCIDA

Um dos principais alvos da Operação Carne Fraca, a JBS lançou na terça-feira (21) um campanha publicitária no Youtube intitulada “JBS: Qualidade é prioridade”. O vídeo traz depoimentos de funcionários da empresa sobre o alto padrão da qualidade de suas marcas, como Friboi e Seara. Mas a peça de picanha que aparece aos 14 segundos do comercial – uma imagem de arquivo, claro – está vencida há quatro anos. A gafe virou piada nas redes.

You may also read!

Doador de campanha de Nikolas protagoniza conflito com quilombolas em Minas

Sócio da Ônix Céu Aberto, Gabriel Baya Andrade doou R$ 20 mil para o deputado, líder de campanha contra

Read More...

Tigrinho, golpistas e ex-sócio de Trump: quem financiou Nikolas Ferreira?

De Olho nos Ruralistas conta quem são os doadores de campanha do deputado mineiro, articulador das notícias falsas que

Read More...

Vídeo mostra como mercado, imprensa, Legislativo e Judiciário naturalizaram Bolsonaro

De Olho nos Ruralistas reúne informações e imagens sobre a ascensão do político patrocinada por empresários e jornalistas; omissão

Read More...

One commentOn “Carne Fraca”: em defesa do agronegócio, PMDB infla dados sobre setor

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu