“Carne Fraca”: em defesa do agronegócio, PMDB infla dados sobre setor

In De Olho no Agronegócio, Em destaque, Empresas brasileiras, Governo Temer, Principal, Últimas

Em contra-ataque publicitário após Operação Carne Fraca, partido diz que setor é o que mais gera emprego e mais cresce no país. Será?

Diante da repercussão da Operação Carne Fraca, o PMDB disparou na segunda-feira (20/03) peças publicitárias em defesa do agronegócio na TV, rádio e internet. Num deles, intitulado “O presidente certo na hora certa”, a deputada Josi Nunes (PMDB-TO) cometeu uma sucessão de equívocos, revelou o site Aos Fatos, plataforma de checagem de notícias e discursos.

Primeiro: a deputada diz que o agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil. O site informa que o PIB de 2016 caiu 3,6%, segundo o último levantamento do IBGE. E o setor mais afetado foi a agropecuária, com uma queda de 6,6% – o setor de serviços caiu 2,7% e a indústria, 3,8%.

Segundo: alega que o agronegócio é o setor que mais emprega no país. Com dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o Aos Fatos mostra outra realidade: nos últimos cinco anos, o comércio foi o setor que mais empregou, com 19,6%. A agricultura e a pecuária estão em 6º lugar, com 9,9% da população ocupada – atrás do setor público (17,2%), indústria (12,6%), indústria de transformação (11,2%) e setor de informação, comunicação e atividades financeiras (10,8%).

Além disso, a participação do agronegócio na geração de empregos está em declínio desde 2012:

O setor de serviços, em especial o do comércio, que cumpre a função que o PMDB diz ser do agronegócio no país
É o setor de serviços que mais emprega no país, e não o agronegócio

PICANHA VENCIDA

Um dos principais alvos da Operação Carne Fraca, a JBS lançou na terça-feira (21) um campanha publicitária no Youtube intitulada “JBS: Qualidade é prioridade”. O vídeo traz depoimentos de funcionários da empresa sobre o alto padrão da qualidade de suas marcas, como Friboi e Seara. Mas a peça de picanha que aparece aos 14 segundos do comercial – uma imagem de arquivo, claro – está vencida há quatro anos. A gafe virou piada nas redes.

You may also read!

Com Bolsonaro, a vida na única reserva extrativista do Mato Grosso está mais difícil

Moradores contam que um avião sobrevoou as casas em fevereiro atirando veneno tanto quanto podia; Assembleia Legislativa tentou acabar

Read More...

Matopiba concentra mais da metade das queimadas no Cerrado

Uma das principais fronteiras do agronegócio no Brasil, região também lidera casos no acumulado de 2019, com aumento de

Read More...

Povos tradicionais e extrativistas traçam estratégias de resistência em defesa do Cerrado

Em sua 9ª edição, o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reuniu indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e

Read More...

One commentOn “Carne Fraca”: em defesa do agronegócio, PMDB infla dados sobre setor

Leave a reply:

Your email address will not be published.