Às vésperas das eleições para prefeitos e vereadores deste domingo, evento discute adesão de candidatos a plataforma de metas ambientais nos municípios; políticos de 70 municípios aderiram a compromissos levantados por associação de secretarias especializadas no tema
Qual o papel dos municípios na construção da agenda ambiental, completamente sucateada sob a gestão do ministro Ricardo Salles e do presidente Jair Bolsonaro? E como o pleito do próximo domingo (15) pode definir os compromissos de prefeitos, vereadores e dos eleitores com as propostas de desenvolvimento sustentável?
Estes serão os temas condutores de um debate organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e a SOS Mata Atlântica.
O evento conta com a participação de um dos coordenadores do De Olho nos Ruralistas, o jornalista Alceu Luís Castilho, que apresentará o levantamento de bens rurais e multas ambientais dos candidatos às prefeituras realizado pelo observatório, que deu origem à série “O Voto que Devasta“.
O debate será transmitido ao vivo pelos canais da Frente no YouTube e no Facebook.
111 CANDIDATOS FIRMAM COMPROMISSO COM PAUTA AMBIENTAL
Composta por 216 deputados e 6 senadores, a Frente Parlamentar Ambientalista é o principal contraponto no Congresso à bancada ruralista, cujos membros participam em peso nas eleições municipais: “Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária disputam prefeituras em dez capitais“.
Visando ampliar a voz de políticos comprometidos com a agenda ambiental, a Anamma criou uma plataforma de adesão para eleitores e candidatos em todo Brasil.
A carta inclui propostas objetivas que vão da estruturação e ampliação de recursos para órgãos ambientais municipais ao compromisso em criar sistemas de informações ambientais, conectando-os a redes já existentes, além de promover a educação ambiental e colaborar no cumprimento das metas de restauração ambiental fixadas pelo Código Florestal e pela Convenção de Diversidade Biológica.
Até o momento, a plataforma conta com a adesão de 111 candidatos em quinze estados, englobando 70 municípios. Destes, 16 concorrem às prefeituras e 94 às Câmaras Municipais.
DEBATE DA FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTAL
Dia: 11/11, às 10 horas
Link para transmissão: https://youtu.be/NfPdm_pfbkQ