Em nota, Grupo Progresso nega ocorrência de trabalho análogo à escravidão em fazenda

In Sem categoria

Veja abaixo íntegra da nota da empresa, em resposta à reportagem “Fazenda onde foi feita abertura da colheita de soja já teve flagrante de trabalho escravo“:

 

NOTA DE POSICIONAMENTO GRUPO PROGRESSO:

Não há nenhum fundamento nas acusações de que o sr. Cornélio Adriano Sanders tem envolvimento com o trabalho escravo. Realmente houve uma denúncia em 2005, mas o próprio MPF pediu arquivamento do caso em 2019, após as manifestações defensivas apresentadas pelo advogado Thomaz Rangel, comprovando a ausência de provas contra o acusado. Além disso, o MPF não conseguiu ouvir nenhuma testemunha da acusação para confirmar as denúncias, nem mesmo os fiscais. Do contrário, foram ouvidos colaboradores da Fazenda Progresso, que relataram as boas condições de trabalho da empresa, desde as relações trabalhistas até as instalações da propriedade.

Também é importante ressaltar que o nome do sr. Cornélio Adriano Sanders não consta na Lista Suja do Trabalho Escravo. Logo após as acusações terem sido desmentidas, foi apresentado mandado de segurança para que o nome do produtor fosse desvinculado da referida lista, o que foi prontamente atendido pela justiça. A Fazenda Progresso nunca esteve envolvida em trabalho escravo. O caso em questão ocorreu a 12 km da sede, em uma área da propriedade que havia sido arrendada. Os supostos trabalhadores envolvidos no caso eram, na verdade, prestadores de serviço para outra pessoa sem nenhuma ligação com o Grupo Progresso.

Em tempo, informo que atualmente o Grupo Progresso atende às exigências do mercado internacional, no que diz respeito ao cumprimento de normas técnicas e posturas alinhadas com a responsabilidade social e ambiental. Em reconhecimento ao compromisso do grupo com seus colaboradores, com a comunidade e com o meio ambiente, temos três fazendas com certificações que atestam a responsabilidade socioambiental do Grupo: a Fazenda Progresso (Soja com Certificação RTRS; Algodão com Certificação ABR/BCI); a Fazenda Rainha da Serra (Soja com Certificação RTRS) e a Fazenda Ouro Branco (Soja com  Certificação RTRS).

Além das certificações, o Grupo também investe em projetos de fortalecimento dos compromissos socioambientais da empresa, como é possível constatar no site do Grupo.

You may also read!

Filho de Noman, prefeito de BH, trabalha para a Chevrolet, fundadora da Stock Car

Prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD) tem sido alvo de críticas pela derrubada de 63 árvores na região

Read More...

Conheça o Instituto Harpia Brasil e suas ligações com o movimento Invasão Zero

Organização ultraconservadora se lança nacionalmente com Bolsonaro e na Bahia com Dida Souza,  fundadora do Invasão Zero, presente em

Read More...

Saiba quem são os líderes ruralistas que participaram de ato pró-Bolsonaro na Paulista

Membros-chave da Frente Parlamentar da Agropecuária estiveram presentes na manifestação do domingo; entre eles estão políticos financiados por invasores

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu