Observatório lança, em português e espanhol, o site De Olho no Paraguai

In De Olho na Imprensa, De Olho no Agronegócio, Em destaque, Empresas brasileiras, Especiais, Latifundiários, Principal, Últimas

De Olho nos Ruralistas conta em 36 reportagens, entre novembro e dezembro, como latifundiários e empresas agropecuárias do Brasil controlam boa parte do território vizinho

Está no ar o site De Olho no Paraguai. Em 36 reportagens, ele conta um pouco da história do domínio de uma boa parte do território paraguaio por latifundiários – e empresas agropecuárias – brasileiros. Não se trata de mais um relato sobe a presença de brasiguaios, os colonos, no país vizinho. E sim de um retrato dos grandes proprietários de terra, que não necessariamente moram no Paraguai.

O projeto está sendo lançado pelo De Olho nos Ruralistas, um observatório sobre agronegócio no Brasil, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Ele será lançado nesta quinta-feira (09/11) em Assunção, às 19 horas, na Biblioteca de La Manzana de La Rivera, em iniciativa apoiada pela Base Investigaciones Sociales (Base-IS).

O conteúdo será atualizado até o dia 15 de dezembro, dia após dia, com seis notícias por semana. Elas estão distribuídas em seis editorias: Subimpério, Fronteiras, Invasores do Chaco, As Empresas, A Política, Relatos de Uma Guerra.

O hotsite traz como marca visual a figura de um hexágono – pois todos os temas (divididos, por sua vez, em outros hexágonos) conectam-se entre si, formando uma grande história. O logotipo do De Olho nos Ruralistas ganha as cores da bandeira paraguaia para o logotipo De Olho no Paraguai.

DO PARAGUAI AO BRASIL

O objetivo do projeto não é apenas revelar o que acontece no lado paraguaio. Mas também mostrar o quanto – e como – esses grandes proprietários possuem terras (e empresas) no Brasil. A 36º reportagem da série fará um balanço geral dessa investida nos dois territórios.

O site traz histórias de expansão territorial e de impactos: sociais e ambientais. Do desmatamento na região Oriental do Paraguai, na fronteira com o Brasil, à apropriação de terras onde vivem indígenas no Chaco, da expansão da soja ao histórico brasileiro dos latifundiários que se aventuram no país vizinho.

Para conhecer o site clique aqui: De Olho no Paraguai. Para envio de informações adicionais sobre os temas, mande um email para deolhonosruralistas@gmail.com.

You may also read!

Flávio Bolsonaro repete em vigília trio elétrico dos atos golpistas

Imagens mostram carro da empresa atrás do senador, durante ato no sábado em apoio ao pai; Trio Coyote foi

Read More...

COP30: restauração do Cerrado anunciada pelo BTG Pactual inclui 130 mil hectares de eucalipto

Responsável pelo desmatamento de 1,2 mil hectares, por meio da controlada BRPec, banco de André Esteves assinou parcerias com

Read More...

COP30: denunciada na OCDE, Bayer organiza debate sobre “melhores práticas” em direitos humanos

Relatório "A COP dos Lobbies" mostra como empresas usam a conferência climática em Belém para lavar imagem ambiental; gigante

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu