De Olho nos Ruralistas sofre ataques virtuais seguidos na véspera das eleições

In De Olho na Imprensa, De Olho na Política, Em destaque, Principal, Últimas

Site ficou fora do ar na maior parte do sábado, das 9 às 14 horas e no início da noite; Outras Palavras e O Joio e o Trigo também foram atingidos; série “O Voto Que Devasta” mostra relação dos candidatos com o ambiente, o território e os povos do campo

A página do De Olho nos Ruralistas ficou mais de cinco horas fora do ar neste sábado (14). Segundo diagnóstico preliminar, a pane foi fruto de um ataque coordenado contra o servidor que armazena o nosso conteúdo, tornando o site inacessível, às vésperas da eleição. O mesmo aconteceu com o Outras Palavras e o O Joio e o Trigo. No início da noite, outro ataque derrubou novamente o site.

Outras páginas de veículos da imprensa independente e de movimentos sociais foram e estão sendo bombardeadas. Esse ataque ocorreu no momento em que o observatório entrava na reta final da série “O Voto Que Devasta“, cujas reportagens expõem o histórico de crimes ambientais, grilagem, corrupção e violência contra os povos do campo protagonizados por políticos na Amazônia.

O site só retornou por volta das 14 horas, de maneira ainda instável, após um esforço intenso da equipe do “Hacklab”, que administra nossa presença na internet. O ataque, do tipo DDOS, persiste, mas foi parcialmente debelado. DDOS é um tipo de censura digital, imposta pela força e ainda não coibida. O sistema passou a funcionar com medidas extras de segurança — que preveem determinadas interações para checar se o internauta não é um robô. E, mesmo assim, foi atingido novamente.

Conforme já publicado pelo Outras Palavras, algum grupo poderoso, interessado em impedir que determinadas informações ou pontos de vista circulem, tenta tirá-los do ar, promovendo um volume de acessos aos conteúdos muito superior ao que os computadores podem suportar. A ação é promovida por meio de robôs. Não exige, portanto, sequer ativismo antidemocrático — apenas dinheiro.

Todo o conteúdo de vídeos de Diálogos do Sul — dirigido por Paulo Cannabrava, que narrou movimentos de rebeldia latinoamericanos nos últimos cinquenta anos — foi apagado.

Às ameaças virtuais somam-se as judiciais. Elas não interromperão nosso trabalho. Continuaremos a publicar nossas reportagens e a atualizar nossas redes sociais. Neste domingo (15), assim que as urnas fecharem na maior parte do país, às 17 horas, também estaremos juntos no YouTube e no Facebook, numa live que vai debater o resultado e os impactos para o ambiente e os povos do campo.

You may also read!

Proprietária que reivindica terras em Jericoacoara é sobrinha de governadores da ditadura

Tios de Iracema Correia São Tiago governaram o Ceará e o Piauí durante os anos de chumbo; os três

Read More...

Clã que se diz dono de Jericoacoara foi condenado por fraude milionária em banco cearense

Ex-marido de Iracema São Tiago dirigiu o Bancesa, liquidado por desviar R$ 134 milhões da União e do INSS

Read More...

Prefeitura de SP nega superfaturamento e diz que obra de R$ 129 milhões segue “ritos legais”

Investigada por irregularidades, Ercan Construtora foi contratada para obra emergencial em talude na comunidade Morro da Lua, no Campo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu