Primo de Blairo Maggi é o “empresário do agronegócio” citado por Ramiro Caminhoneiro

In De Olho na Política, De Olho no Agronegócio, Em destaque, Latifundiários, Principal, Últimas

Em nota jurídica, líder bolsonarista aponta Alípio Schuwank Maggi como financiador de ônibus que levaram terroristas para Brasília no domingo de terror; radicado em Manaus, extremista usou nome da Agropecuária Maggi para aplicar golpes em Mato Grosso nos anos 2000

Por Bruno Stankevicius Bassi e Tonsk Fialho

A busca pelos financiadores dos atos terroristas que devastaram a Praça dos Três Poderes no domingo mobiliza o país. Um levantamento divulgado hoje (10) pela Agência Lupa, a partir do monitoramento de 17 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram utilizados para convocar extremistas para ir a Brasília, revelou o nome de Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, o “Ramiro Caminhoneiro”, como principal organizador das caravanas golpistas. Candidato a deputado federal em 2018 e 2022, ele é citado pelo menos 170 vezes nas conversas, incluindo menções ao seu número de Pix, para recebimento de contribuições.

Ramiro Caminhoneiro, apontado como um dos organizadores de caravanas golpistas. (Foto: Reprodução)

A repercussão gerou uma resposta imediata do bolsonarista. Em nota publicada no Instagram, Ramiro afirma não ser responsável por custear as caravanas de ônibus para Brasília. Segundo ele, o principal financiador dos ônibus para os atos terroristas foi um empresário do agronegócio na Amazônia. Seu nome, omitido na divulgação da Lupa, é Alípio Schuwank Maggi, primo do ex-ministro Blairo Maggi, ex-senador e ex-governador do Mato Grosso.

Dono da Maggi Alimentos e Agroindustrial, com sede em Porto Velho, Alípio é descrito por Ramiro como “empresário do AGRO da Amazônia”. (É ele que escreve a abreviação de agronegócio em letras maiúsculas.) O líder bolsonarista relatou em suas lives que Maggi “forneceria a princípio 3 mil ônibus para Brasília, entretanto após 48 horas lograram a aquisição de 16 mil ônibus fretados e com passageiros para Brasília”. Ao todo, foram apreendidos 87 veículos pela Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal.

Nota de Ramiro “dos Caminhoneiros” sobre a acusação de liderar o envio de ônibus para o terror em Brasília. (Imagem: Reprodução)

EMPRESÁRIO FOI ACUSADO DE GOLPES E É ALVO DE INQUÉRITO NO STF

A citação por Ramiro Caminhoneiro não é a primeira menção a Maggi relacionada à organização de atos golpistas. Em 22 de setembro de 2022, o ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), requereu à empresa Telegram que fornecesse os dados cadastrais e o conteúdo das mensagens publicadas no grupo denominado “Caçadores de ratos do STF”. Dentre os 141 usuários listados por Morais, aparecem o nome ‘Alípio Maggi’ e ‘@Ramiro_dos_Caminhoneiros’.

Blairo com o pai de Alípio (dir.): relação entre primos é conturbada. (Foto: Instagram)

Residente em Manaus, onde também possui uma empresa de construção e outra de coleta de resíduos, Alípio é ativo nas redes sociais. Em seu Instagram, costuma postar imagens de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ataques aos ministros do Supremo.

Em 2004, ele foi mencionado em reportagem do jornal Gazeta Digital, acusado de aplicar golpes nos municípios mato-grossenses de Santa Cruz do Xingu, Vila Rica, Cáceres e Pontes e Lacerda, utilizando-se da fama do primo Blairo Maggi, então governador do estado. Segundo um assessor do governo, Alípio chegou a alugar aviões se intitulando diretor do Grupo Amaggi no Amazonas.

Em resposta à reportagem, Blairo afirmou que “jamais autorizou alguém a falar em seu nome, tanto como governador quanto empresário sobre quaisquer assuntos, sejam eles de interesse político ou empresarial”.

O ex-governador do Mato Grosso também se difere de Alípio no espectro político: nas eleições de 2022, o cacique do PP apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, em movimento semelhante ao do primo Eraí Maggi, do grupo Bom Futuro, o maior produtor de soja do Brasil.

| Bruno Stankevicius Bassi é coordenador de projetos do De Olho nos Ruralistas. |

|| Tonsk Fialho é estudante de Direito na UFRJ e pesquisador, com foco em sindicatos e movimentos sociais. ||

Foto principal (Instagram): Alípio Maggi, apontado como financiador de ônibus que levaram terroristas a Brasília

LEIA MAIS:
Advogado de bolsonaristas defende bananicultor do Vale do Ribeira preso em Brasília
Deputados ruralistas defendem o terror em Brasília ou o minimizam
Endereço de George Washington coincide com o de dono de transportadora

You may also read!

Estudo identifica pelo menos três mortes ao ano provocadas por agrotóxicos em Goiás

Pesquisadores da Universidade de Rio Verde identificaram 2.938 casos de intoxicação entre 2012 e 2022, que causaram câncer e

Read More...

Quem é César Lira, o primo de Arthur demitido do Incra

Exonerado da superintendência do Incra em Alagoas, primo do presidente da Câmara privilegiou ações em Maragogi, onde planeja disputar

Read More...

Reportagem sobre Arthur Lira ganha Prêmio Megafone de Ativismo

Vencedor da categoria Mídia Independente, dossiê do De Olho nos Ruralistas detalha face agrária e conflitos de interesse da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu