Desmatamento na Amazônia promove seca no país, aponta pesquisa

In Amazônia, De Olho no Ambiente, Desmatamento, Em destaque, Mudanças Climáticas, Principal, Últimas

Estudo publicado na Scientific Reports demonstra, matematicamente, como o desmatamento afeta o clima no continente sul-americano

Um artigo publicado este mês pela revista Scientific Reports, elaborado por físicos da USP, da Escola Normal Superior, em Paris, e do Instituto Postdam para Investigação do Impacto Climático, na Alemanha, apresenta resultados, por meio de uma equação matemática, comprovando como o desmatamento da floresta tem afetado o clima do continente sul-americano.

A equação matemática aplicado no estudo se chama “Técnicas de sistemas dinâmicos e redes complexas” e é usada para explicar como funcionam os neurônios no cérebro, a bolsa de valores, doenças virais e a contaminação transmitida por mosquitos. Para entender se os 700 mil km² desmatados na Amazônia brasileira desestabilizaram chuvas e promoveram a seca no país, o canal Ciência USP produziu um vídeo didático detalhando cada ponto da pesquisa.

O físico Henrique Barbosa explica no vídeo, com cálculos matemáticos, como o desmatamento afeta a emissão e retenção de gases e a evapotranspiração – responsável pelas chuvas que a Amazônia e outras regiões recebe.

“Quando troca uma floresta por uma pastagem a evapotranspiração muda. (…) Se tem muito desmatamento, os ventos acabam secando e aí quando ele chega numa região que tenha floresta mais para frente a quantidade de chuva vai ser menor por que não há umidade suficiente”, explica Barbosa.

Veja a vídeo-reportagem de Fabiana Mariz aqui:

You may also read!

Família de juiz que mandou prender brigadistas foi multada duas vezes em Santarém por desmatamento

Embora as duas autuações sejam de 1996, um dos processos do Ibama contra a madeireira ainda está em curso;

Read More...

Onde era monocultura de cacau, os Tupinambá de Olivença plantam produtos orgânicos

Em pouco mais de quinze anos de luta, os indígenas da Serra do Padeiro resgataram área ocupada por mais

Read More...

Três deputados federais declaram propriedades em áreas públicas

Cristiano Vale (PR-PA) informa possuir terreno rural "sem documentos" e outro "em área devoluta"; Iracema Portela (PP-PI), uma ilha

Read More...

One commentOn Desmatamento na Amazônia promove seca no país, aponta pesquisa

  • Nem é preciso matemática, basta uma observação dos fatos. O desmatamento abre caminho para mais gado, que por sua vez produz mais metano, que contribui de maneira marcante no efeito estufa, enfim, é um ciclo que deve ser quebrado, ou vamos ter um deserto no brazil (com b minúsculo, e com z mesmo).

Leave a reply:

Your email address will not be published.