Desmatamento na Amazônia promove seca no país, aponta pesquisa

In Amazônia, De Olho no Ambiente, Desmatamento, Em destaque, Mudanças Climáticas, Principal, Últimas

Estudo publicado na Scientific Reports demonstra, matematicamente, como o desmatamento afeta o clima no continente sul-americano

Um artigo publicado este mês pela revista Scientific Reports, elaborado por físicos da USP, da Escola Normal Superior, em Paris, e do Instituto Postdam para Investigação do Impacto Climático, na Alemanha, apresenta resultados, por meio de uma equação matemática, comprovando como o desmatamento da floresta tem afetado o clima do continente sul-americano.

A equação matemática aplicado no estudo se chama “Técnicas de sistemas dinâmicos e redes complexas” e é usada para explicar como funcionam os neurônios no cérebro, a bolsa de valores, doenças virais e a contaminação transmitida por mosquitos. Para entender se os 700 mil km² desmatados na Amazônia brasileira desestabilizaram chuvas e promoveram a seca no país, o canal Ciência USP produziu um vídeo didático detalhando cada ponto da pesquisa.

O físico Henrique Barbosa explica no vídeo, com cálculos matemáticos, como o desmatamento afeta a emissão e retenção de gases e a evapotranspiração – responsável pelas chuvas que a Amazônia e outras regiões recebe.

“Quando troca uma floresta por uma pastagem a evapotranspiração muda. (…) Se tem muito desmatamento, os ventos acabam secando e aí quando ele chega numa região que tenha floresta mais para frente a quantidade de chuva vai ser menor por que não há umidade suficiente”, explica Barbosa.

Veja a vídeo-reportagem de Fabiana Mariz aqui:

You may also read!

Com Bolsonaro, a vida na única reserva extrativista do Mato Grosso está mais difícil

Moradores contam que um avião sobrevoou as casas em fevereiro atirando veneno tanto quanto podia; Assembleia Legislativa tentou acabar

Read More...

Matopiba concentra mais da metade das queimadas no Cerrado

Uma das principais fronteiras do agronegócio no Brasil, região também lidera casos no acumulado de 2019, com aumento de

Read More...

Povos tradicionais e extrativistas traçam estratégias de resistência em defesa do Cerrado

Em sua 9ª edição, o Encontro e Feira dos Povos do Cerrado reuniu indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e

Read More...

One commentOn Desmatamento na Amazônia promove seca no país, aponta pesquisa

  • Nem é preciso matemática, basta uma observação dos fatos. O desmatamento abre caminho para mais gado, que por sua vez produz mais metano, que contribui de maneira marcante no efeito estufa, enfim, é um ciclo que deve ser quebrado, ou vamos ter um deserto no brazil (com b minúsculo, e com z mesmo).

Leave a reply:

Your email address will not be published.