Desmatamento na Amazônia promove seca no país, aponta pesquisa

In Amazônia, De Olho no Ambiente, Desmatamento, Em destaque, Mudanças Climáticas, Principal, Últimas

Estudo publicado na Scientific Reports demonstra, matematicamente, como o desmatamento afeta o clima no continente sul-americano

Um artigo publicado este mês pela revista Scientific Reports, elaborado por físicos da USP, da Escola Normal Superior, em Paris, e do Instituto Postdam para Investigação do Impacto Climático, na Alemanha, apresenta resultados, por meio de uma equação matemática, comprovando como o desmatamento da floresta tem afetado o clima do continente sul-americano.

A equação matemática aplicado no estudo se chama “Técnicas de sistemas dinâmicos e redes complexas” e é usada para explicar como funcionam os neurônios no cérebro, a bolsa de valores, doenças virais e a contaminação transmitida por mosquitos. Para entender se os 700 mil km² desmatados na Amazônia brasileira desestabilizaram chuvas e promoveram a seca no país, o canal Ciência USP produziu um vídeo didático detalhando cada ponto da pesquisa.

O físico Henrique Barbosa explica no vídeo, com cálculos matemáticos, como o desmatamento afeta a emissão e retenção de gases e a evapotranspiração – responsável pelas chuvas que a Amazônia e outras regiões recebe.

“Quando troca uma floresta por uma pastagem a evapotranspiração muda. (…) Se tem muito desmatamento, os ventos acabam secando e aí quando ele chega numa região que tenha floresta mais para frente a quantidade de chuva vai ser menor por que não há umidade suficiente”, explica Barbosa.

Veja a vídeo-reportagem de Fabiana Mariz aqui:

You may also read!

Dos 50 congressistas com atuação anti-indígena, 20 foram reeleitos e 3 mantêm mandato

Autores de projetos que dificultam as demarcações, autorizam exploração dos recursos naturais em terras indígenas e beneficiam agronegócio continuarão

Read More...

Com apenas dois membros reeleitos, Frente Parlamentar da Agropecuária perde 10 cadeiras no Senado

Candidatos tradicionais ao Senado como Jucá, Waldemir Moka, Magno Malta e Benedito de Lira não conseguiram se reeleger; agora

Read More...

Primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana quer garantir sustentabilidade das terras tradicionais

Eleita com mais de 8 mil votos por Roraima, a primeira advogada indígena do país tem trajetória marcada pela

Read More...

One commentOn Desmatamento na Amazônia promove seca no país, aponta pesquisa

  • Nem é preciso matemática, basta uma observação dos fatos. O desmatamento abre caminho para mais gado, que por sua vez produz mais metano, que contribui de maneira marcante no efeito estufa, enfim, é um ciclo que deve ser quebrado, ou vamos ter um deserto no brazil (com b minúsculo, e com z mesmo).

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu