Centro de estudos ameríndios da USP repudia declarações do presidente da Funai

In De Olho nos Conflitos, Povos Indígenas, Principal, Últimas
TI Tenharim-Marmelos, no Amaz

Antônio Costa declarou à BBC que governo deve “regulamentar” mineração em reservas e destinar parte do lucro aos povos indígenas

Pesquisadores do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (CEstA/USP) divulgaram nota de repúdio ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Costa. Em entrevista à BBC Brasil, ele afirmou que os índios devem integrar o sistema de produção e o governo deve regulamentar a exploração de mineração em terras indígenas:

– A questão da mineração em terras indígenas se arrasta no Congresso há muito tempo. Enquanto isso não se resolve, temos assistido à invasão de garimpeiros, que, aproveitando da falta de legislação específica, acabam criando nas reservas indígenas um verdadeiro caos. Levam doenças, poluição, violência. É preciso que o governo brasileiro e o Congresso deem uma solução rápida a essa questão, regulamentando a mineração em terras indígenas e dando maior poder de vigilância aos órgãos fiscalizadores.

Para os pesquisadores, as declarações não são apenas “simples equívocos”. Elas demonstram um desconhecimento do tema. Eles consideram que “parada no tempo” é essa visão “assimilacionista e integracionista, há muito superada pela legislação brasileira”:

– Afirmações como essa evidenciam um vertiginoso desconhecimento dos modos de existência indígena e sobretudo, revelam a atitude equivocada de quem, ao lhes negar a capacidade de transformações históricas, lhes nega um futuro em seus próprios termos.

A nota diz que deveria ser do conhecimento de todos os brasileiros que os mais de 250 povos indígenas no país – falantes de mais de 180 línguas diferentes – possuem seus modos próprios de existência, suas formas de produção de alimentos e os próprios sistemas de conhecimento. “E que a perpetuação desses modos é garantida a eles pela Carta Magna e outros dispositivos dos quais o Brasil é signatário”.

Declarar que os povos indígenas devem “se inserir no sistema produtivo nacional”,  dizem os pesquisadores, ignora a realidade e a diversidade dos modos de produção das etnias e comunidades. Pois, há séculos, elas demonstram conhecimentos exímios de técnicas de plantio e cuidados com a terra, manejo das sementes, técnicas de caça e produção extrativista.

“Seus sistemas produtivos contribuem para redes de abastecimento regionais e são amplamente responsáveis por sua segurança alimentar, pela conservação da biodiversidade e pelo manejo das espécies”, explicam. Por isso não faz sentido, argumentam, contrapor comunidades que garantem sua “subsistência” àquelas que supostamente almejam alcançar uma “produção” destinada ao mercado capitalista:

– O que os índios, em todos os estados do país, demandam, é que possam continuar produzindo para seu bem-viver, que é injusto rebaixar à ideia de “sobrevivência”. Antes, é necessário reconhecer que a constituição e manutenção das florestas devem muito à atuação dos povos indígenas. Sua ação se contrapõe aos efeitos devastadores das monoculturas que avançam promovendo a degradação do solo, a poluição das águas, a desregulação do clima e do regime de chuvas, o uso excessivo de agrotóxicos e a redução da diversidade por todo o Brasil.

Confira a nota na íntegra clicando aqui. (Izabela Sanchez)

You may also read!

Expulsão de camponeses por Arthur Lira engorda lista da violência no campo em 2023

Fazendeiros e Estado foram os maiores responsáveis por conflitos do campo no ano passado; despejo em Quipapá (PE) compõe

Read More...

Estudo identifica pelo menos três mortes ao ano provocadas por agrotóxicos em Goiás

Pesquisadores da Universidade de Rio Verde identificaram 2.938 casos de intoxicação entre 2012 e 2022, que causaram câncer e

Read More...

Quem é César Lira, o primo de Arthur demitido do Incra

Exonerado da superintendência do Incra em Alagoas, primo do presidente da Câmara privilegiou ações em Maragogi, onde planeja disputar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu