FHC, o Fazendeiro – De Buritis (MG) a Botucatu (SP), saiba por que Jovelino Mineiro é o braço agrário da família Cardoso

In De Olho na Política, De Olho no Agronegócio, Em destaque, Últimas
Jovelino em entrevista ao Terra Viva, onde foi sócio. (Reprodução/YouTube)

Fazendas dos Cardoso estão registradas no mesmo endereço contábil, em Osasco, das empresas do pecuarista; ele foi sócio de Fernando Henrique e família na fazenda em Minas

Por Alceu Luís Castilho

A série de livros “Diários da Presidência” mostra Fernando Henrique Cardoso recebendo inúmeras vezes o casal Jovelino Carvalho Mineiro Filho e Maria do Carmo de Abreu Sodré. Ele os chama simplesmente de Nê e Carmo. Jovelino é mais do que um amigo. Antigo sócio de FHC na fazenda em Buritis (MG), vendida em 2003, ele também teve um protagonismo na escolha das propriedades rurais em Botucatu (SP) – parte delas desapropriadas, em abril, pela prefeitura.

Diários de FHC mostram intimidade com o pecuarista. (Foto: Reprodução)

A intimidade é grande. No dia 02 de julho de 1995. FHC foi para a fazenda em Minas e encontrou “o Nê, nada de extraordinário”. Sempre conforme a narrativa do ex-presidente (ele não escreveu os depoimentos, gravou), ele descreveu um domingo tranquilo no primeiro dia de dezembro de 1996, após Jovelino Mineiro e Maria do Carmo dormirem no Palácio da Alvorada. “Passamos a manhã nadando um pouco, tudo muito plácido. Almoçamos só nós, a Ruth, eu, a Carmo, e o Nê”.

Jovelino Mineiro participou de várias reuniões políticas com o presidente da República. No dia 16 de agosto de 1996, foi jantar com ele na casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (à época no PFL). “Bons vinhos, bom peixe”, narra FHC em seu diário. José Sarney puxou FHC em um canto para falar de reeleição. Em 1996, ele e Fernando Henrique receberam Emílio Odebrecht no Palácio da Alvorada: “FHC, o Fazendeiro – Empresa de Emílio Odebrecht e Jovelino Mineiro, Recepta Biopharma tem BNDESpar e Finep como sócias”.

DE ADMINISTRADOR DA FAZENDA A SÓCIO

De quebra, o pecuarista administrava a fazenda de criação de gado em Buritis, a Córrego da Ponte, inicialmente uma sociedade entre Fernando Henrique e o então ministro das Comunicações, Sérgio Motta. “Eu não tenho, na verdade, nenhuma ingerência na fazenda”, dizia FHC em agosto de 1996. “Aquilo, hoje, é praticamente conduzido pelo Sérgio e pelo Jovelino”.

Jovelino Mineiro se confirma como eminência agrária de Fernando Henrique ao se tornar sócio da Agropecuária Córrego da Ponte, em 1998, após a morte de Sérgio Motta. A parte de Fernando Henrique foi transferida para Beatriz e Luciana, que se tornou administradora. A fazenda em Minas preocupava o presidente por causa das manifestações de sem-terra. Saiba mais: “FHC, o Fazendeiro – Em Buritis (MG), Fernando Henrique criou gado e despejou MST com Exército”.

A relação próxima entre o empresário e a família FHC começou em Paris. Formado em sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Jovelino Mineiro cursava o mestrado na Sorbonne quando se tornou amigo de Paulo Henrique Cardoso. Depois foi a vez do pai. O ex-presidente falou vagamente sobre o assunto ao Valor: “Ele assistiu umas aulas minhas na década de 1970, creio”.

FORTE ATUAÇÃO POLÍTICA, EMBORA FHC NEGUE

Essa reportagem do Valor é o perfil mais completo já publicado sobre o empresário, formado também em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), filho e neto de fazendeiros. Nos anos 80 ele foi assessor do governador Franco Montoro, mas decidiu retornar ao campo, quando a mulher Maria do Carmo herdou as terras do pai, Roberto de Abreu Sodré, ex-governador biônico de São Paulo.

Jovelino já foi vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira. (Reprodução/YouTube)

Leia mais sobre o império agropecuário de Jovelino Mineiro aqui: “FHC, o Fazendeiro – De Buritis (MG) a Botucatu (SP), saiba por que Jovelino Mineiro é o braço agrário da família Cardoso”. Aqui: “FHC, o Fazendeiro – No famoso apartamento de Paris, o DNA da família Abreu Sodré”. E aqui: “FHC, o Fazendeiro – Antes de falir, Grupo Espírito Santo aliou-se a Jovelino Mineiro em Botucatuu”.

Nessa mesma entrevista ao Valor, Fernando Henrique Cardoso disse que Jovelino Mineiro “funciona basicamente como líder rural”. “Tem mais uma atuação empresarial”. FHC despista: com forte representação no setor, o pecuarista conseguiu levar a Fundação FHC para o mesmo prédio da Sociedade Rural Brasileira: “FHC, o Fazendeiro – Fundação FHC fica no mesmo prédio – e não por acaso – que a Sociedade Rural Brasileira”.

Em 2013, Jovelino começou a costurar a aproximação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) com lideranças do agronegócio. Ele recebeu o presidenciável e empresários em sua casa. Em 2015, era um dos participantes de cerimônia, em Nova York, para os eleitos como “Homens do Ano” da American Chamber of Commerce. Os homenageados eram Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso.

MESMO ENDEREÇO PARA JOVELINO E FAMÍLIA FHC

Em 2012, em São Paulo, mesmo ano em que articulava as doações de empresários para a Fundação FHC, Jovelino Mineiro deu uma força na criação da Goytacazes Participações. inicialmente uma sociedade entre Fernando Henrique Cardoso e os três filhos, para atividades agropecuárias em Botucatu. O sociólogo entrou com somente 10% das cotas, mas como sócio-administrador.

O endereço da Goytacazes na Rua Deputado Emílio Carlos (números 690 e 708), em Osasco, é o da Contadata Contabilidade Ltda. Ela tem como clientes – entre outras empresas, como a Garoto e a Eurofarma – a Fundação Henrique Cardoso e a Fazendas Sant’Anna, de Jovelino Mineiro. A Rede Brasil Atual falou sobre a Goytacazes em 2015: “FHC tem agropecuária dentro de Osasco, cidade com área rural zero”.

FHC já foi dono das terras em Botucatu. (Imagem:: Reprodução)

É nesse mesmo endereço em Osasco que Jovelino Mineiro declara as empresas C&J Serviços Empresariais e Participações Ltda (C de Carmo, J de Jovelino), sociedade entre ele e Maria do Carmo Abreu Sodré, a Bemin Participações e a Ouro Preto Participações, ambas sociedades entre o pecuarista e o filho Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro.

O principal dono da Contadata Contabilidade, Manoel Luiz Luciano Vieira, foi secretário-interino da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo, e diretor-superintendente da Fundação Padre Anchieta, a mantenedora da TV Cultura. Jovelino Mineiro foi do Conselho Curador da fundação.

ONDE SE LÊ OSASCO, LEIA-SE BOTUCATU

A Ouro Preto Participações é, juridicamente, a sócia do empreiteiro Emílio Odebrecht na empresa Recepta Biopharma: “FHC, o Fazendeiro – Sócios em empresa, Emílio Odebrecht e Jovelino Mineiro já foram representados em assembleia pelo advogado de FHC”. A C&J tem uma filial em Pardinho (SP) – a Fazenda Bela Vista, na Rodovia Castelo Branco, onde Fernando Henrique Cardoso passou o réveillon de 2001: “FHC, o Fazendeiro – Vinte anos atrás, Fernando Henrique vendia touros em Rancharia (SP), na fazenda de Jovelino Mineiro”.

É o mesmo nome da empresa de genética bovina Central Bela Vista, vendida em 2011 ao grupo belga-holandês CRV, há um ano com nova sede na vizinha Botucatu. Também em 2011 foi fundada a filial da C&J em Pardinho, a Fazenda Bela Vista. A sede da Central Bela Vista faz divisa com as fazendas da família Cardoso em Botucatu, em nome da Goytacazes Participações.

Fernando Henrique Cardoso não é mais sócio da Goytacazes, que possui um capital social de R$ 5,7 milhões. De Olho nos Ruralistas revela, de forma inédita, quais são essas fazendas de Beatriz, Luciana e Paulo Henrique Cardoso, que moram em outros municípios, mas arrendam as terras em Botucatu: “FHC, o Fazendeiro – Fazenda da família de Fernando Henrique em Botucatu (SP) é um canavial sem casa e sem cercas”.

LEIA A SÉRIE COMPLETA:
“FHC, o Fazendeiro – tudo sobre as terras da família, os amigos pecuaristas e a Odebrecht”.

You may also read!

Filho de Noman, prefeito de BH, trabalha para a Chevrolet, fundadora da Stock Car

Prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD) tem sido alvo de críticas pela derrubada de 63 árvores na região

Read More...

Conheça o Instituto Harpia Brasil e suas ligações com o movimento Invasão Zero

Organização ultraconservadora se lança nacionalmente com Bolsonaro e na Bahia com Dida Souza,  fundadora do Invasão Zero, presente em

Read More...

Saiba quem são os líderes ruralistas que participaram de ato pró-Bolsonaro na Paulista

Membros-chave da Frente Parlamentar da Agropecuária estiveram presentes na manifestação do domingo; entre eles estão políticos financiados por invasores

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu