De Olho no Paraguai já tem seu primeiro eixo publicado: “Subimpério”

In De Olho no Agronegócio, Em destaque, Empresas brasileiras, Latifundiários, Principal, Últimas

Série do De Olho nos Ruralistas tem seis eixos, com seis reportagens cada; a primeira apresenta dados gerais sobre o avanço territorial dos latifundiários brasileiros no Paraguai

O primeiro dos seis eixos da série De Olho no Paraguai já foi publicado. O item Subimpério traz seis reportagens introdutórias sobre a presença de latifundiários e grandes empresas brasileiras no país. Ao fim das 36 reportagens o observatório mostrará um painel sobre a presença do agronegócio brasileiro no país vizinho, do domínio territorial aos impactos sociais e ambientais.

A primeira reportagem apresenta um panorama do avanço sobre o território: “Proprietários brasileiros têm 14% das terras paraguaias“. A segunda mostra como esse avanço ocorre a partir de várias culturas, da soja à pecuária, do arroz à cana de açúcar. Com o aval do presidente: “Cartes a brasileiros: ‘Usem e abusem do Paraguai’“.

A terceira e a quarta reportagens apresentam uma perspectiva histórica sobre a entrada dos brasileiros. São elas: “No Século 19, Matte Larangeira teve 2 milhões de hectares no Paraguai” e “Ditadura de Stroessner marcou ofensiva brasileira por terras“.

A quinta reportagem mostra que há um contexto sul-americano, econômico e geopolítico, para essa marcha brasileira para o oeste: “Além das terras, brasileiros expandem influência na logística“. Finalmente, a última reportagem do eixo Subimpério apresenta um tema que será exaustivamente descrito durante a série: “Brasileiros protagonizam conflitos agrários no Paraguai“.

Os demais eixos da série são: Fronteiras, Invasores do Chaco, As Corporações, A Política e Relatos de Uma Guerra. A primeira reportagem do eixo Fronteiras já esta no ar: “Ex-prefeito de Porto Murtinho, no MS, tem terras dos dois lados do Rio Paraguai“.

A série De Olho no Paraguai tem o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e vai até o dia 15 de dezembro.

You may also read!

Tarcísio nega conhecer Maribel Golin, mas participa de feira promovida pela família no interior de SP

Sexta maior doadora de campanha, Maribel é investigada pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro do PCC; governador visitou

Read More...

Quem é Maribel Golin, a financiadora de Tarcísio investigada por lavagem de dinheiro do PCC?

Clã gaúcho administrou massa falida da Boi Gordo e possui 250 mil hectares em quatro regiões do país; fazendas

Read More...

Agrogolpistas: desmatador histórico do Pantanal financiou bloqueios golpistas em rodovias

Responsável por desmate químico de 81 mil hectares em Barão de Melgaço (MT), fazendeiro Claudecy Lemes promoveu bloqueio de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu