A foto é eloquente: ao lado da senadora Soraya Thronicke e do deputado estadual Renan Contar, o deputado federal Loester Carlos Gomes de Souza, o Loester Trutis, informa estar “só de boa esperando algum vagabundo do MST invadir nossa propriedade”. Em referência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Todos são do PSL do Mato Grosso do Sul. Todos estão armados.

Um entre cada dois posts do deputado incentiva as armas. (Foto: Facebook/Loester Trutis)

Eleito como Tio Trutis, o deputado publicou a foto em seu Facebook, no dia 24. Ele preside a Frente Parlamentar Armamentista. E assim se apresenta na própria foto. No dia seguinte, Trutis postou uma homenagem ao Dia do Produtor Rural e prometeu “resguardar o sagrado direito à vida e a propriedade privada”. Ao lado de um trator, uma jovem armada.

Não se trata somente de algum parlamentar folclórico buscando evidência – até no de Dia das Mães ele divulga imagem de mulher armada – e garantir votos junto a um eleitorado cúmplice da violência. A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso concedeu a Trutis uma medalha, em novembro.

Em sessão extraordinária realizada no dia 13 de novembro, o Conselho Superior da Polícia Civil concedeu 60 medalhas por tempo de serviço a policiais, 37 medalhas do mérito policial (a delegados, investigadores, escrivães, peritos) e 45 “medalhas prêmio”. Uma delas, para o deputado, eleito no mês anterior.

Outros agraciados com a mesma medalha foram a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), desde  janeiro ministra da Agricultura, e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), hoje ministro da Saúde.

‘MEU PORCO, MINHAS REGRAS’, ELE DIZ

Loester Trutis não declarou nenhum bem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. Embora seja dono de uma lanchonete – como mostram ações trabalhistas contra ele. Em um dos processos ele se encontrava “em lugar incerto”. O Trutis Bacon Bar funciona na Rua Sebastião Lima, 586, em Campo Grande. Em 2017 ele inaugurou o Tio Trutis Botequim, na esquina da Rua 15 de novembro com a Pedro Celestino.

Sanduíche homenageia torturador. (Foto: Facebook/Trutis Bar)

O Diário do Centro do Mundo assinalou, após percorrer imagens divulgadas pelo deputado nas redes sociais, que entre os grupos desprezados por Loester Trutis estão as feministas e os veganos. Mas o discurso de ódio do empresário vai muito além das redes sociais.

No Dia do Vegano ele serve os sanduíches com o dobro de bacon. Em 2015, o Trutis Bacon Bar publicou a foto de uma vaca e de um porco ao lado de um hambúrguer. Com a seguinte frase: “Os veganos que nos desculpem, mas bacon é fundamental”.

No ano seguinte, em 2016, ele promoveu uma bebida chamada “drink de mulherzinha“. Ele se promoveu politicamente com esse tipo de campanha, como uma camiseta onde debocha de um mantra feminista: em vez de “meu corpo, minhas regras”, ele cunhou “meu porco, minhas regras”.

Em uma das imagens divulgadas por Trutis aparece um sanduíche chamado “Ustra Burguer”, pois “manda sua fome para a vala”. Ele se refere ao falecido coronel Carlos Brilhante Ustra, ídolo de Jair Bolsonaro. Durante a votação do impeachment na Câmara, em 2016, o atual presidente definiu Ustra como “o terror de Dilma Rousseff”. Diversos depoimentos informam que Ustra torturava mulheres durante a ditadura.