Conheça De Olho na Resistência, o programa jornalístico sobre os povos do campo

In De Olho nos Conflitos, Especiais, Povos Indígenas, Principal, Quilombolas, Resistência, Sem-Terra, Últimas

Projeto inédito do De Olho nos Ruralistas traz semanalmente notícias, dicas culturais e resgate histórico sobre a vida e as mobilizações dos camponeses, indígenas e quilombolas do Brasil e da América Latina; a segunda edição sai nesta quinta-feira, 23/09

Por Alceu Luís Castilho

Está no ar o programa De Olho na Resistência. Dos protestos contra invasão dos territórios à atuação direta na Justiça e no Congresso, da promoção da agroecologia e da preservação ambiental às lutas para manter as florestas de pé, o projeto audiovisual inédito sobre os povos do campo é uma adaptação da editoria inaugurada no dia 1º de janeiro de 2019, no primeiro dia do governo Bolsonaro.

Apresentado pela historiadora Luma Prado, o programa estreou no dia 14 de setembro, com a seguinte chamada: “Sim, eles existem”. O vídeo teve como destaque a mobilização dos indígenas em Brasília contra o Marco Temporal. Outra notícia importante foi sobre o Grito dos Excluídos. O próximo programa, na quinta-feira (23), destacará as mobilizações para a preservação do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

Veja o vídeo da estreia:

 

Com a inauguração do projeto audiovisual, De Olho na Resistência ganhou duas editorias especiais: De Olho na Cultura e De Olho na História. O primeiro programa contou como surgiu “Cio da Terra”, o clássico de Chico Buarque e Milton Nascimento, diretamente ligado ao cotidiano de mulheres camponesas. Na quinta, vamos mostrar a participação dos artistas plásticos indígenas na 34ª Bienal de Arte de São Paulo.

A seção De Olho na História foi inaugurada com a trajetória do cacique Juruna, o primeiro deputado federal indígena do Brasil, nos anos 80. A próxima perfilada será Dona Dijé, falecida há três anos, nascida Maria de Jesus Ferreira Bringelo, quilombola de Monte Alegre, em São Luiz Gonzaga (MA), e protagonista da luta das quebradeiras de coco babaçu.

ESTREIA FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DE CINCO ANOS DO OBSERVATÓRIO

Em setembro de 2016, ia ao ar a primeira notícia do De Olho nos Ruralistas. Confira aqui notícia sobre o aniversário do observatório e os planos para os próximos meses: “De Olho nos Ruralistas faz cinco anos e multiplica projetos”. Uma série de reportagens, iniciada na região Sul, conta o que já foi divulgado pelo observatório em cada uma das 27 unidades da Federação: “Usina de ruralistas influentes, RS multiplica negacionismo político”. Paraná e Santa Catarina também já foram relembrados.

Em agosto foi lançada uma série de trinta vídeos sobre a bancada do agronegócio, De Olho no Congresso. Três vídeos já estão no ar, sobre o que é a bancada ruralista, sobre a boiada parlamentar em curso (a aprovação de projetos contra o ambiente e os povos do campo) e sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira, o coronel que comanda a atual destruição de direitos socioambientais no Brasil.

O observatório faz também uma campanha para obter mais 500 assinaturas, com o objetivo de manter e ampliar a equipe e a independência do trabalho. De Olho precisa de autonomia para estruturar sua redação, o que inclui desde uma retaguarda jurídica — diante dos ataques do agronegócio — até a ampliação da equipe de repórteres e editores, visando uma cobertura eleitoral mais ampla, para as eleições de 2022. Isto em um país onde a bancada ruralista é decisiva para derrubar e eleger presidentes.

Confira aqui o vídeo inicial de divulgação dos cinco anos, batizado de Operação Lava Agro:

Você pode apoiar todos esses projetos aqui. Para receber gratuitamente o boletim De Olho na Resistência, cadastre-se aqui.

| Alceu Luís Castilho é diretor de redação do observatório. |

Imagem principal (De Olho nos Ruralistas/Reprodução): indígenas acampam em Brasília contra o Marco Temporal

LEIA MAIS:
Observatório lança série de 30 vídeos sobre bancada ruralista
De Olho nos Ruralistas faz série de vídeos sobre o genocídio no Brasil
De Olho nos Ruralistas faz cinco anos e multiplica projetos

You may also read!

Prefeito de Eldorado do Sul terraplanou terreno em APA às margens do Rio Jacuí

Empresa em nome de sua família foi investigada pelo Ministério Público após aterrar área de "banhado" da Área de

Read More...

Expulsão de camponeses por Arthur Lira engorda lista da violência no campo em 2023

Fazendeiros e Estado foram os maiores responsáveis por conflitos do campo no ano passado; despejo em Quipapá (PE) compõe

Read More...

Estudo identifica pelo menos três mortes ao ano provocadas por agrotóxicos em Goiás

Pesquisadores da Universidade de Rio Verde identificaram 2.938 casos de intoxicação entre 2012 e 2022, que causaram câncer e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu